SAGRADO Literatura Cast une obras literárias, metodologia ativa e escrita criativa

Educação

16 de Setembro de 2025
SAGRADO Literatura Cast une obras literárias, metodologia ativa e escrita criativa

A gravação de podcasts e a produção de artigos jornalísticos com análises literárias permitiram que os educandos explorassem o universo da Teoria Literária em uma experiência multimídia e acadêmica.

No primeiro semestre de 2025, o Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Nova Esperança/PR, envolveu os educandos em estudos de obras consagradas da literatura, valorizando tanto os clássicos reconhecidos pela tradição quanto os textos aclamados pela contemporaneidade. A seleção partiu de listas indicadas por universidades locais e renomadas do Brasil, com o intuito de oportunizar um mergulho na linguagem literária e no reconhecimento das especificidades desse universo para os futuros vestibulandos e universitários.

É nesse contexto preparatório para exames classificatórios que o projeto de literatura foi idealizado. O SAGRADO Literatura Cast surgiu com a proposta de explorar os cânones da literatura brasileira e dialogar com produções contemporâneas. A iniciativa uniu tecnologia e linguagem para aproximar os educandos do Ensino Médio do universo literário, em duas frentes complementares: a produção de podcasts literários e a redação de artigos jornalísticos.

Enquanto os episódios em áudio trazem resumos, análises, curiosidades e reflexões em formato criativo e acessível, os textos jornalísticos permitem aprofundar a escrita crítica e ampliar o diálogo com a Comunidade Educacional e o público em geral. Nesse processo, os educandos exercitam a curadoria da informação, ampliam o domínio de gêneros textuais e exploram práticas de escrita para além das comumente cobradas em exames seletivos.

A combinação de mídias potencializa o processo educativo, pois permite que os educandos exercitem a oralidade, a criatividade e a escuta atenta na produção dos podcasts e, ao mesmo tempo, desenvolvam a escrita crítica e o olhar analítico na elaboração dos artigos jornalísticos. Dessa forma, múltiplas linguagens são integradas sem perder de vista o rigor literário.

Ao longo de sete meses, o projeto mobilizou diferentes espaços de aprendizagem — da Sala de Aula à Biblioteca, do Pátio ao Estúdio — criando uma experiência dinâmica de estudo dos clássicos e da literatura contemporânea. O resultado esperado é um acervo multimodal que valoriza tanto a tradição literária quanto as ferramentas de comunicação atuais. Com essa proposta, a Unidade Educacional busca ampliar o repertório cultural dos educandos, engajando-os em uma vivência literária que se desdobra em voz e escrita, auxiliando na leitura dos grandes autores e no desenvolvimento de práticas comunicativas alinhadas ao presente.

Além do exercício criativo, o projeto também proporcionou uma aproximação com a produção acadêmica. A partir das pesquisas realizadas, os educandos tiveram contato com referenciais teóricos fundamentais da crítica literária, como Antonio Candido, com sua análise da formação da literatura brasileira; Roland Barthes, que amplia perspectivas sobre linguagem e interpretação; Mikhail Bakhtin, essencial para a compreensão dos gêneros e do dialogismo; Tzvetan Todorov, referência nos estudos sobre narrativa; além de Harold Bloom, Massaud Moisés, Marisa Lajolo e Alfredo Bosi.

Essa imersão no pensamento crítico dos teóricos enriqueceu as análises, oferecendo aos educandos ferramentas para refletir sobre a literatura em diferentes dimensões. Assim, o projeto não apenas prepara os jovens para exames seletivos, mas também para se tornarem leitores críticos e produtores de conhecimento em um mundo em constante transformação. Como defende Harold Bloom, “ler bem é uma das maiores formas de prazer, e exige não apenas inteligência, mas também coragem” (2000, p. 29), o que evidencia a importância de formar leitores capazes de dialogar criticamente com os clássicos e com o presente.

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Matéria por Lilian Cristina Vieira da Silva - Educadora