Libras: aprendendo a comunicar, acolher e incluir

Educação

17 de Setembro de 2026
Libras: aprendendo a comunicar, acolher e incluir

As turmas do 1º ano 2 e do 2º ano 5 viveram uma experiência muito especial dentro do projeto “Ações para Melhorar o Mundo”, no Colégio Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, recebendo a visita da intérprete de Libras Mirian Cristina Camargo Mazur. O encontro proporcionou aos educandos um momento significativo de descobertas, aprendizado e reflexão sobre a importância da inclusão e do respeito às diferentes formas de comunicação.

Durante a vivência, os educandos conheceram um pouco mais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), compreendendo que a comunicação pode acontecer de diferentes maneiras e que aprender novas formas de se expressar também é uma maneira de acolher e aproximar as pessoas. Com muita curiosidade e entusiasmo, as turmas aprenderam algumas letras e palavras em Libras, experimentando, na prática, os sinais e percebendo como pequenos gestos podem abrir caminhos para a comunicação e para a construção de relações mais inclusivas.

Mais do que aprender novos sinais, esse encontro possibilitou aos educandos vivenciar a inclusão na prática, desenvolvendo a empatia, o respeito e a valorização das diferenças. A experiência mostrou que tornar o mundo um lugar melhor também passa por aprender a ouvir, compreender, acolher e encontrar novas formas de estar junto. A visita da Mirian deixou uma importante mensagem para nossas turmas: quando aprendemos a nos comunicar com o outro, também aprendemos a construir pontes. E é por meio de atitudes como essa que o projeto ganha sentido, transformando pequenas aprendizagens em grandes possibilidades de convivência, respeito e inclusão.

Galeria


Matéria por Carolina Barbosa - Educadora