Educação em cena: 7º ano desenvolve peças teatrais com entrevistas sobre a conquista dos impérios Asteca e Inca
Educação

Educandos do 7º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, no Componente Curricular História, participaram de uma atividade diferente: apresentações teatrais encenando a conquista dos impérios Asteca e Inca pelos espanhóis. A proposta envolveu leitura, reflexão, trabalho em grupo e culminou com pequenas apresentações para toda a turma.
A atividade teve como objetivo aprofundar a compreensão sobre a chegada dos europeus à América e seus impactos sobre as civilizações indígenas. Para isso, os educandos foram divididos inicialmente em dois grupos, cada um responsável por um estudo, um sobre os astecas, outro sobre os incas. Após a leitura, trocaram informações em quartetos, elaboraram um roteiro de entrevista com base em quatro aspectos centrais e, por fim, encenaram a entrevista como um miniteatro. A metodologia explorou leitura crítica, produção textual e expressão oral.
A atividade favoreceu a construção do conhecimento de forma ativa e colaborativa. Ao se colocarem no lugar de personagens históricos como líderes indígenas, conquistadores espanhóis ou povos aliados, os educandos conseguiram compreender melhor os interesses e conflitos da época, além de desenvolverem empatia, oralidade e trabalho em equipe. Foi também uma oportunidade de interpretar fontes históricas com criatividade e responsabilidade.
Como resultado, os educandos demonstraram domínio do conteúdo, engajamento e capacidade de reflexão. Muitos destacaram que a dramatização ajudou a fixar os fatos de forma mais clara e envolvente. A atividade reforçou a importância de metodologias que integrem leitura, escrita e expressão artística no ensino de História.