Estações da luz: introdução experimental à óptica movimenta 2ª série na aula de Física

Ensino Híbrido

03 de Setembro de 2025
Estações da luz: introdução experimental à óptica movimenta 2ª série na aula de Física

O conteúdo de óptica da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, foi iniciado com uma atividade dinâmica no formato de rotação por estações. A proposta buscou despertar o interesse dos educandos a partir de experiências sensoriais e observações diretas, criando uma base concreta para os conceitos teóricos que serão trabalhados nas aulas seguintes. A atividade foi estruturada em quatro estações, cada uma focando em fenômenos distintos da óptica, promovendo o protagonismo dos educandos e incentivando a aprendizagem ativa por meio da exploração, comparação e debate entre os pares.

Na primeira estação, no palco escuro do Auditório, os educandos exploraram os efeitos da luz RGB sobre desenhos coloridos por eles mesmos e observaram como a luz altera a percepção das cores. Essa experiência causou impacto imediato, os levando a refletirem sobre a natureza da luz e da cor. 

A segunda estação envolveu a observação de imagens por meio de uma câmera escura, testes de daltonismo e percepção do ponto cego, favorecendo uma abordagem mais voltada à visão e aos limites do olho humano, integrando os conhecimentos de Física com Biologia de maneira interdisciplinar.

Já na terceira estação, eles investigaram a formação de imagens por espelhos e lentes esféricas, comparando na prática o comportamento da luz em diferentes superfícies curvas. Por fim, na estação, observaram a refração da luz ao atravessar a água e a reflexão total interna em um filete que escapava da garrafa, visualizando fenômenos normalmente abstratos de forma concreta e envolvente. 

A interação direta com os fenômenos ópticos gerou curiosidade e permitiu aos educandos formularem hipóteses e explicações com base nas observações feitas. Ao final da atividade, eles demonstraram entusiasmo e engajamento, e foi perceptível um aumento na familiaridade com os conceitos básicos da óptica. 

A atividade não apenas serviu como um diagnóstico inicial, mas também reforçou a importância do ensino experimental no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa e duradoura. No SAGRADO – Rede de Educação, é assim que a excelência se constrói: com experiências que encantam, despertam e transformam o aprender em uma verdadeira descoberta.

Galeria


Matéria por Luiz Felipe Gonçalves - Educador