Reflexão Bíblica e Ecologia Integral: um caminho de conscientização
Pastoral Escolar

No mês de agosto, a Irmã Suzana dos Santos desenvolveu intervenções a partir do texto bíblico de Gênesis 1,1-31, que apresenta a criação como obra perfeita de Deus. Foi realizada uma retrospectiva da primeira intervenção, ocorrida em março, ocasião em que se refletiu sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2025 – “Fraternidade e Ecologia Integral”, iluminada pelo lema “Deus viu que tudo era muito bom”.
O objetivo central dessas intervenções foi conscientizar os educandos sobre a importância do cuidado com o meio ambiente, entendido como a casa comum, de modo a favorecer a vivência da harmonia com Deus, com o próximo e com toda a criação.
As atividades contemplaram narrativas interativas, nas quais eles tiveram participação ativa, destacando as maravilhas da criação divina. Como prática pedagógica, foi realizada também uma colagem que possibilitou a reconstrução do ambiente de forma criativa, seguida de reflexões sobre a relevância de tais cuidados para uma vida plena e sustentável.
O processo foi enriquecido por momentos de partilha e oração, que promoveram a interiorização do tema e a sensibilização para o cuidado de si, do outro e do mundo em que vivem. Dessa forma, evidenciou-se a riqueza das paisagens criadas e a responsabilidade comum de preservá-las.