4º ano constrói um ecossistema em miniatura
Educação
Os educandos do 4º ano do Colégio Imaculada Conceição, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, descobriram como é possível criar um ecossistema em miniatura usando garrafas plásticas. A atividade fez parte do Componente Curricular de Ciências e teve como objetivo ensinar sobre o fluxo de matéria e energia nas cadeias alimentares, além de mostrar a importância do equilíbrio nos ecossistemas.
Materiais utilizados para o experimento do Ecossistema:
- 10 garrafas pet com tampa;
- Fita adesiva transparente;
- Cascas de amendoim ou de árvores;
- Pedras pequenas;
- Borrifador de água;
- Carvão vegetal em pedaços;
- 10 plantas em vaso.
Durante a prática, os educandos seguiram as instruções da educadora para construir seus ecossistemas. Primeiramente, cortaram as garrafas pet e utilizaram a parte inferior como base. Em seguida, colocaram uma camada de pedras pequenas no fundo, seguida por carvão vegetal, que ajudaria a filtrar a água e manter o ambiente limpo.
As cascas de amendoim ou de árvores foram adicionadas sobre o carvão vegetal para criar uma camada orgânica, que ajuda na decomposição e fornece nutrientes para as plantas. Por fim, cada educando plantou uma das plantas em um vaso dentro de sua garrafa e borrifou água para simular a chuva.
Ao longo das semanas, os educandos observarão e registrarão as mudanças nos “mini” ecossistemas, analisando como a água está sendo absorvida pelas plantas e liberada através da transpiração, formando um ciclo contínuo. Também estudarão como os nutrientes se movem através do solo e são utilizados pelas plantas, fechando o ciclo de matéria.
Os “mini” ecossistemas criados pelos educandos continuarão a ser monitorados nas próximas semanas, permitindo que eles acompanhem a longo prazo as mudanças e interações dentro de seus pequenos mundos naturais.