Acadêmicos da PUC-PR promovem projeto de extensão com educandos dos 2ºs e 3ºs anos do Colégio Social Madre Clélia

Educação

03 de Novembro de 2024
Acadêmicos da PUC-PR promovem projeto de extensão com educandos dos 2ºs e 3ºs anos do Colégio Social Madre Clélia

Acadêmicos do curso de Agronomia da PUC-PR desenvolveram um projeto de extensão em parceria com os educandos do 2ºs e 3ºs anos do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação trazendo ao ambiente escolar a pesquisa aplicada e o envolvimento prático com a natureza e a sustentabilidade. Sob supervisão da Coordenadora Pedagógica, Cristiane Matoski, e do Professor Orientador da PUC, Jefferson Cunha, a ação se desdobrou em três frentes de trabalho: composteira, meliponário e horta. 

No projeto da composteira, os acadêmicos introduziram os educandos do 2º ano 4 ao processo de compostagem, abordando como ela pode contribuir para a sustentabilidade por meio dos 7 R's. Para enfatizar a importância da coleta seletiva, os educandos visitaram a Associação de Catadores de Recicláveis da Vila Pluma. Além das palestras informativas, os acadêmicos explanaram sobre a decomposição de materiais e construíram com os educandos quatro composteiras e uma versão caseira, aplicando o que aprenderam de forma prática e acessível. Uma delas ficará próxima à cozinha da Unidade Educacional, outra será instalada no Pátio, e as demais serão sorteadas entre os educandos. Para orientar a Comunidade Educacional visando o uso correto das composteiras, os educandos criaram placas indicativas com informações sobre os materiais permitidos para manter a sua eficácia. O chorume, líquido produzido na decomposição, será utilizado como pesticida e adubo em nossa horta escolar, enquanto a terra adubada com húmus, gerado pelas minhocas, enriquecerá o solo. 

No projeto do meliponário, a turma do 3º ano 3 foi sensibilizada sobre a importância das abelhas sem ferrão para o equilíbrio ambiental. Para aprofundar os conhecimentos, os educandos visitaram a Fazenda Urbana de Curitiba, onde conheceram o projeto “Jardins de Mel”. Além das discussões e debates sobre como proteger esses importantes polinizadores, eles confeccionaram iscas, que fiscalizam frequentemente, aplicando própolis para atrair as abelhas sem ferrão. Embora ainda não tenham obtido êxito, entenderam que a natureza tem seu tempo e que a pesquisa exige paciência. O projeto se expandirá com a aquisição de uma colmeia de abelhas sem ferrão para a Unidade Educacional e o plantio de flores que auxiliam na polinização, fortalecendo o compromisso com a biodiversidade. 

No projeto da horta, os educandos do 3º ano 5 foram levados a refletir sobre a importância da agronomia em nosso dia a dia e foram motivados a construir uma horta no ambiente escolar. Para tal, exploraram o espaço, escolheram as culturas e prepararam o solo. Em seguida, participaram do plantio de duas hortas, incluindo uma horta suspensa. Ao final do projeto, os acadêmicos apresentaram aos educandos um manual de manutenção da horta, proporcionando autonomia para cuidar do espaço de forma contínua e consciente. Ainda dando continuidade ao projeto, os educandos terão a oportunidade de conhecer a Fazenda Urbana de Curitiba, que reúne diferentes culturas de plantio e formas diversificadas de adubos orgânicos gerados por composteiras sustentáveis. 

Estes projetos destacam a relevância de integrar pesquisa e extensão no ambiente escolar, proporcionando aos educandos uma compreensão prática da sustentabilidade e das relações entre ser humano e natureza. A parceria com os acadêmicos da PUC-PR enriqueceu o processo educativo, promovendo experiências significativas e despertando o interesse dos educandos por práticas sustentáveis desde cedo. Inspirados pela revitalização do espaço, nomeado de “Sala do Bosque” pelos educandos dos 2ºs anos, o local foi presenteado com o plantio de quatro espécies de flores em uma floreira suspensa, uma horta com plantas medicinais e de temperos. 

Motivados por este projeto, aos poucos estamos revitalizando um espaço esquecido da nossa Unidade Educacional, entendendo que cada pequena ação deve ser valorizada, pois transforma nosso olhar para a natureza e reflete o poder da mudança em gerar novas transformações. Como nos lembra o Papa Francisco em sua Encíclica sobre o cuidado da Casa Comum, “O cuidado da natureza é parte de um estilo de vida que implica capacidade de viver juntos e em comunhão.” 

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Matéria por Cristiane Matoski - Serviço de Orientação Pedagógica