Colégio Social Madre Clélia vence Prêmio Educador FTD Educação 2025 com projeto inovador

Forte nos Resultados

12 de Fevereiro de 2025
Colégio Social Madre Clélia vence Prêmio Educador FTD Educação 2025 com projeto inovador

O Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, representado pela Educadora do Serviço de Orientação Pedagógica (SOP), Simone Lugarini, e a equipe de Educadoras do 5º ano, foi anunciado como o grande vencedor do Prêmio Educador FTD Educação 2025 na categoria Avaliação de Desempenho - Rede Particular. O reconhecimento veio pelo desenvolvimento do projeto "Autoavaliação como Ferramenta de Autonomia e Protagonismo no Aprendizado", que impactou significativamente a educação ao fomentar a autonomia dos educandos no processo de aprendizagem.

O prêmio, de abrangência nacional, contou com mais de 400 projetos inscritos, evidenciando a relevância e a competitividade da premiação. O projeto teve como objetivo estimular a autoavaliação entre os educandos, incentivando a reflexão sobre seu próprio desempenho e identificando áreas de melhoria. A prática se mostrou essencial para o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo estudantil, preparando-os para desafios acadêmicos e pessoais de maneira mais responsável e independente.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 8 de fevereiro de 2025 no State Innovation Center, em São Paulo, onde a Educadora Simone Lugarini e a Diretora Pedagógica Adriane Vanzo receberam o prêmio em nome da Unidade Educacional. A Equipe Pedagógica recebeu um certificado de vencedora, um vale-presente no valor de R$ 7.000,00 e uma placa de menção honrosa para o Colégio Social Madre Clélia.

 

Impacto do Projeto

O projeto "Autoavaliação como Ferramenta de Autonomia e Protagonismo no Aprendizado" foi estruturado para ser uma experiência inovadora no Ensino Fundamental, utilizando metodologias ativas e recursos tecnológicos como a plataforma Wordwall. A iniciativa incentivou os educandos a realizarem autoavaliações regulares, refletirem sobre seus erros e acertos e participarem ativamente do processo de aprendizagem.

Dentre os resultados observados, destacam-se o aumento do engajamento dos educandos, a melhora na capacidade de análise crítica e a promoção de uma cultura de feedback construtivo. A prática também fortaleceu habilidades socioemocionais como resiliência, autonomia e colaboração entre eles.

"Este prêmio é um reconhecimento ao esforço coletivo de nossa Equipe Pedagógica e ao compromisso do Colégio Social Madre Clélia com a inovação na educação. Nosso objetivo é continuar promovendo estratégias que estimulem o aprendizado autônomo e o protagonismo estudantil", destacou Simone Lugarini.

O projeto também concorreu ao título de Projeto Destaque do Ano, reforçando sua relevância para o cenário educacional brasileiro.

Parabenizamos toda a equipe do Colégio Social Madre Clélia por essa conquista extraordinária, que inspira a educação a seguir se transformando por meio da inovação e dedicação!

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Matéria por Simone Lugarini - Serviço de Orientação Pedagógica