Educandos dos 5ºs anos da Unidade Educacional de Piraquara/PR iniciam o Projeto Guardiões do Patrimônio

Educação

09 de Setembro de 2026
Educandos dos 5ºs anos da Unidade Educacional de Piraquara/PR iniciam o Projeto Guardiões do Patrimônio

No dia 4 de setembro, os educandos dos 5ºs anos da Escola Social Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, deram início ao Projeto Guardiões do Patrimônio, uma proposta que convida os educandos a olhar para a Unidade Educacional com novos olhos, reconhecendo nela histórias, memórias e elementos que fazem parte da identidade da Comunidade Educacional.

A abertura do projeto aconteceu no Auditório da Unidade, o Serviço de Orientação Pedagógica realizou a apresentação da proposta. O projeto nasceu como um convite sensível para aprender a olhar com atenção, escutar com cuidado e reconhecer sentidos onde antes estavam velados. Ao longo do percurso, os educandos serão convidados a desacelerar o olhar e aproximar-se do cotidiano escolar com curiosidade investigativa, transformando situações e elementos simples em experiências de descoberta.

Fotografias, jornais, objetos escolares, espaços e o próprio edifício da Unidade Educacional serão algumas das fontes que poderão revelar histórias antes despercebidas. Assim, aquilo que faz parte do cotidiano poderá transformar-se em verdadeiro tesouro, enquanto as fontes históricas ganharão novos significados e contribuirão para a construção de narrativas que preservam e difundem o legado do SAGRADO – Rede de Educação.

Durante a abertura, os educandos dos 5ºs anos foram convidados a subir ao palco do Auditório. Nesse momento, cada educadora entregou à turma uma ecobag com os instrumentos que serão utilizados ao longo das pesquisas e investigações do projeto, preparando os pequenos guardiões para a missão que terão pela frente.

Um dos momentos mais simbólicos foi a entrega de uma chave da Unidade Educacional, realizada pela Irmã Lucila. Representando a chave da Escola, o gesto simbolizou a abertura de novos caminhos para que os educandos possam explorar, conhecer e descobrir os espaços da Unidade.

Mais do que investigar objetos e espaços, o projeto convida os educandos a reconhecer a Escola como um lugar de memória, pertencimento e identidade, fortalecendo o vínculo com a história que faz parte de cada espaço e de cada pessoa que compõe a Comunidade Educacional.

Agora, com as chaves em mãos e os instrumentos preparados, os novos Guardiões do Patrimônio iniciam sua missão: olhar para o que sempre esteve diante deles e descobrir os tesouros que contam a história da Unidade Educacional.

Galeria


Matéria por Ana Julia Moreira - Serviço de Comunicação