Escola de Educação Básica São Domingos eleva padrão da Educação Tecnológica com novo ciclo da parceria com a ZOOM Education for Life a partir de 2026

Educação

17 de Dezembro de 2025
Escola de Educação Básica São Domingos eleva padrão da Educação Tecnológica com novo ciclo da parceria com a ZOOM Education for Life a partir de 2026

A experiência começa antes mesmo de a aula iniciar. Na Sala Maker, engrenagens, sensores, tablets e peças de robótica dividem espaço com protótipos em diferentes etapas de construção. Educandos circulam entre bancadas, fazem testes rápidos, ajustam mecanismos, debatem hipóteses e validam soluções. É esse ecossistema de criatividade, investigação e tecnologia aplicada que ganhará um novo patamar de excelência em 2026 na Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação.

A Rede anuncia a parceria com a ZOOM Education for Life, integrando novas práticas tecnológicas ao cotidiano educacional, mas agora será implementada com um nível mais robusto de complexidade, alcance curricular e intencionalidade pedagógica. O projeto reposiciona a Cultura Maker, o STEAM e o pensamento computacional como eixos estruturantes do desenvolvimento integral dos educandos.

 

PROPOSTA

Com metodologia ativa, abordagem “mão na massa” e soluções alinhadas à Cultura Digital, a ZOOM Education for Life traz ferramentas e processos que ampliam a autonomia intelectual, fortalecem a criatividade e conectam o aprender ao fazer. O novo ciclo da parceria adotará trilhas mais avançadas, maior integração com os Componentes Curriculares e acompanhamento sistemático de competências tecnológicas.

O Diretor Pedagógico, Ricardo Rocha, destaca a importância estratégica desse movimento. “Para 2026, estamos qualificando a proposta de forma inédita em termos de profundidade e alcance. Queremos educandos capazes de articular tecnologia, sensibilidade humana e pensamento crítico. A ampliação da parceria com a ZOOM eleva o padrão formativo da nossa Unidade Educacional e consolida uma cultura de inovação alinhada às demandas contemporâneas.”

O professor de Física do Ensino Médio, Mateus Elias Mateus, que acompanhará diretamente as turmas no próximo ano, destaca a evolução pedagógica prevista. “Vamos proporcionar experiências reais de criação, programação e prototipagem. Os educandos terão contato direto com robótica, linguagens computacionais e desafios que exigem colaboração e raciocínio lógico. Eles vão construir máquinas inteligentes, testar sistemas, ajustar códigos e compreender de forma concreta como a tecnologia opera. É um salto qualitativo no processo de aprendizagem.”

Já a educadora de Matemática do Ensino Fundamental, Bruna Trajano da Cruz, ressalta o impacto pedagógico da ampliação da parceria na aprendizagem matemática. Segundo ela, o trabalho com essas novas tecnologias permitirá que os educandos coloquem em prática, de forma concreta e significativa, os conteúdos desenvolvidos em Sala de Aula. Ao mesmo tempo, o contato com a robótica e a programação potencializa o desenvolvimento de habilidades cognitivas que retornam para o ensino da Matemática, como o raciocínio lógico, a organização de sequências, a análise de padrões e a resolução de problemas.

“Conceitos presentes na programação, como sequência, repetição e lógica de comandos, dialogam diretamente com a compreensão de expressões numéricas, equações e estratégias de resolução, fortalecendo a aprendizagem e tornando o processo mais integrado, contextualizado e significativo”, explica.

O educando do 5º ano 2, Caio Carlos, já percebe o valor dessa abordagem no próprio percurso educacional. “Na escola, fazemos coisas que levamos para a vida. Com a Sala Maker podemos criar projetos usando eletrônica, mecanismos, sensores e até automação. Trabalharemos em grupo e buscaremos soluções para desafios que vêm de problemas reais. Isso mudará a forma como a gente aprende.”

Com essa ampliação, o SAGRADO - Rede de Educação consolida seu compromisso com a formação integral, fortalece sua cultura de inovação e posiciona 2026 como um ano decisivo para consolidar práticas pedagógicas que conectam educação, tecnologia e protagonismo juvenil.


Matéria por Melissa Maciel - Serviço de Comunicação