Filosofia na infância e adolescência: um projeto no SAGRADO – Rede de Educação em parceria com a UFPR

Educação

03 de Abril de 2025
Filosofia na infância e adolescência: um projeto no SAGRADO – Rede de Educação em parceria com a UFPR

Nos dias 27 e 28 de março, educadores do Ensino Fundamental - Anos Finais do SAGRADO – Rede de Educação participaram de uma formação especial sobre o projeto Filosofia no Ensino Fundamental, desenvolvido em parceria com a UFPR. Nascida no meio acadêmico, por meio da professora Karen Franklin, essa proposta chega às Salas de Aula como uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e ético desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.

Após o projeto-piloto em 2023, a iniciativa passou a ser gradualmente implementada em todas as Unidades Educacionais da Rede, contemplando os 6ºs, 7ºs e 8ºs anos, com previsão de expansão aos 9ºs anos em 2026. Conduzido pela professora e filósofa Karen Franklin, o projeto convida educadores e educandos a vivenciarem a filosofia por meio de histórias, mitos e personagens que despertam perguntas, diálogos e reflexões.

Inspirado nos mitos platônicos e em narrativas envolventes, o material traz personagens como Amon, Rebeca, Beatriz, Noa, Khadija, Ajamu, Yara e Aiko, conduzindo os educandos em aventuras filosóficas que abordam questões cotidianas, valores humanos e os grandes mistérios da existência.

Mais do que transmitir conteúdos, a proposta visa à vivência do filosofar, valorizando o desejo de compreender, dialogar, imaginar e criar. A criança é estimulada a pensar por si, com o outro e para o mundo. A metodologia aposta na escuta, no diálogo respeitoso e na valorização das perguntas, propondo atividades como dramatizações e produção de quadrinhos, que tornam a experiência filosófica acessível, lúdica e significativa.

O projeto promove uma educação integral, respeitando o tempo, o ritmo e a singularidade de cada educando, reafirmando o compromisso do SAGRADO – Rede de Educação com uma formação que une razão e sensibilidade. Que esta jornada filosófica continue inspirando educadores e educandos a trilharem, juntos, o caminho do pensamento, da escuta e do diálogo.


Matéria por Ana Lucia Langner - Gestão Pedagógica