Leitura e arte se encontram na Feira do Livro do Colégio Sagrado Coração de Jesus

Leitura e arte se encontram na Feira do Livro do Colégio Sagrado Coração de Jesus

Eventos

12 de Setembro de 2024

Nos dias 10 e 11 de setembro, os educandos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, em Curitiba/PR, mergulharam em novos mundos, personagens e ideias por meio da magia da literatura, durante a Feira do Livro. O evento, realizado nos períodos da manhã e da tarde na Unidade Educacional, trouxe uma ampla variedade de títulos, abrangendo desde clássicos da literatura até obras contemporâneas, oferecendo opções para todos os gostos e idades. O objetivo foi incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso a ela.

O educando Vicente Romani, do 5º ano 1, não hesitou em quebrar seu cofrinho ao saber da Feira do Livro. Em uma era em que as tecnologias dominam o mundo, especialmente a vida de crianças e adolescentes, que têm à disposição diferentes tipos de jogos e outras formas de entretenimento, o incentivo à leitura tornou-se um grande desafio para as escolas e famílias.

Porém, dando um exemplo pra lá de motivador, Vicente contou que ele e seu avô guardaram algumas moedas em um cofrinho por cerca de um ano, acumulando o valor de R$ 30,80, quantia que o educando utilizou para comprar um livro. O escolhido foi Os Haicais do Zequinha, que, além de ser uma excelente opção de leitura, trouxe ao nosso Colégio o artista e ilustrador Nilson Müller, responsável por dar uma nova identidade ao famoso palhaço Zequinha na década de 1970. Nilson Müller, reconhecido como Vulto Emérito de Curitiba — a maior distinção que o Município pode conferir a uma pessoa nascida na capital do Paraná — também foi o criador do desenho do Zé Gotinha, personagem querido pelos “curitibinhas”, como costuma dizer o prefeito Rafael Greca. Durante o encontro, os educandos aprenderam a desenhar o Zequinha, puderam conversar com o ilustrador e, ao final, receberam autógrafos.

Nas imagens abaixo, vemos a alegria de Vicente e do Sr. Nilson, além do “saquinho” de moedas que pagou não só o livro escolhido, mas também trouxe a felicidade de toda a Unidade Educacional, que investe em uma educação de qualidade e valoriza a cultura e a literatura para o crescimento e desenvolvimento de seus educandos.

Galeria


Matéria por Marcela Woellner e Sibele Eccher - Educadoras