Prática laboratorial na aprendizagem ativa: uma experimentação investigadora

Prática laboratorial na aprendizagem ativa: uma experimentação investigadora

Ensino Híbrido

29 de Abril de 2024

Os educandos do 3° ano 1 e 2 do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, investigaram sobre os animais vertebrados e invertebrados, sua classificação, sua diversidade e modo de vida.

A partir dos estudos sobre animais, os educandos vivenciaram o processo de aprendizagem em uma metodologia ativa do Ensino Híbrido, modelo Laboratório Rotacional.

Partindo da proposta metodológica, os educandos rotacionaram em três momentos diversos de estudo e investigação mediados pelas educadoras. O primeiro e segundo momento foram destinados a pesquisa e coleta de informações com utilização de tecnologia digital, aprendendo sobre as características dos animais vertebrados e invertebrados.

No terceiro momento os educandos realizaram uma experiência no Laboratório Científico, com o intuito de investigar o comportamento natural de minhocas frente a uma exposição controlada de luz. Essa prática é baseada na proposta pedagógica do SAGRADO – Rede de Educação, com a Experimentação Investigadora, que busca obter informações que subsidiem aos educandos as discussões, reflexões e explicações de forma empírica e que estes compreendam não só os conceitos, mas a diferente forma de pensar e falar sobre o mundo por meio da ciência. Após a vivência científica, as educadoras inseriram os conceitos em confronto com as hipóteses levantadas, organizando o conhecimento adquirido.

Como agentes do próprio aprendizado, os educandos aprenderam de forma significativa, prática e organizada sobre a temática de estudo.

Ao fim das experimentações, os educandos consolidaram os conhecimentos sobre a classificação dos animais (vertebrados e invertebrados) e sobre o comportamento natural das minhocas, as quais, no fim do experimento investigativo, permaneceram em maior quantidade no ambiente escuro do que no ambiente iluminado, visto que esses animais não suportam grande exposição à luz, uma vez que precisam manter seu corpo úmido para que ocorram as trocas gasosas, e a luz normalmente é acompanhada de calor.

Galeria


Matéria por Marina Aparecida Hazelski - Educadora