Projeto Científico do Colégio Social Madre Clélia participou da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Projeto Científico do Colégio Social Madre Clélia participou da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE)

Forte nos Resultados

10 de Abril de 2024

O Projeto EFEITO DO PISAR – UMA ALTERNATIVA PARA A GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA dos educandos Bruno Gabriel Duarte, Francisco José Lenart e João Henrique Lenart, que cursam a 2ª série do Ensino Médio no Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participou como finalista da 22ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2024.

Os educandos desenvolveram um gerador de energia inovador acionado pela pressão exercida sobre uma chapa de madeira. O dispositivo busca oferecer uma alternativa de energia que não apenas seja renovável e sustentável, mas também esteja em sintonia com a natureza em todas as suas fases de produção, funcionamento e implementação. O Projeto propõe um dispositivo inovador e interativo que converte a energia do movimento, especificamente a força do pisar, em eletricidade. Além de sua aplicação direta, o Projeto contribui para o alcance do sétimo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, Energia Acessível e Limpa.

Neste ano, a FEBRACE recebeu mais de 3.000 inscrições de todas as 27 unidades federativas do país. Desse total, 500 foram selecionadas após duas rodadas de bancas on-line, com pesquisadores do mundo inteiro, e 226 finalistas foram selecionados para apresentar os projetos.

Promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, a FEBRACE é a maior feira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade no Brasil.

Os objetivos da FEBRACE são:

  • Estimular o interesse em Ciências e Engenharia em jovens da educação básica, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.
  • Engajar os educadores no desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, nas escolas.
  • Aproximar as escolas públicas e privadas das Universidades, através do contato entre os educandos e professores com a comunidade universitária. 
  • Criar uma oportunidade para que jovens estudantes brasileiros entrem em contato com diferentes culturas e com cientistas reconhecidos.

Parabéns aos educandos, educadores e familiares!

Galeria


Matéria por Simone Stocco - Educadora