Ressoar da Semana do Brincar nas Unidades Educacionais

Educação

02 de Junho de 2025
Ressoar da Semana do Brincar nas Unidades Educacionais

“O brincar é a mais elevada forma de pesquisa." Albert Einstein

Com o tema “Proteger o Encantamento das Infâncias”, a Semana Mundial do Brincar 2025, que aconteceu entre os dias 24 de maio e 01 de junho, foi dinamizada com muito encantamento no SAGRADO – Rede de Educação, somando forças a esta ação que acontece em mais de 40 países. 

Em todas as Unidades Educacionais, educadores desenvolveram ricas programações envolvendo os educandos da Educação Infantil, Ensino Fundamental - Anos Iniciais e suas famílias, promovendo participação coletiva para valorizar o ato de brincar, ressaltando sua importância no desenvolvimento das crianças e criando oportunidades para que o brincar aconteça em diferentes contextos. 

 

Por que o brincar é tão importante para a Infância?

Segundo pedagogista alemão Friedrich Froebel,a brincadeira é a maior expressão do desenvolvimento humano na infância,pois é a expressão livre do que vai na alma da criança”. O brincar está intrinsecamente relacionado ao universo infantil. Por meio das brincadeiras, as crianças exploram o mundo, desenvolvem a criatividade, constroem vínculos e se conectam consigo mesmas, com o outro e com o mundo.

Brincar é repetir e recriar ações prazerosas, expressar situações imaginárias, criativas, compartilhar brincadeiras com outras pessoas, expressar sua individualidade e sua identidade, explorar a natureza, os objetos, comunicar-se e participar da cultura lúdica para compreender seu universo.

O ato de brincar é único, pois une a criança e o brinquedo em uma lógica interna de descobertas, semelhante ao trabalho dos cientistas, que experimentam repetidamente até alcançar um resultado. Assim, o brincar transcende o caráter de diversão, contribuindo para o desenvolvimento individual e social da criança. 

A legislação nacional reconhece as interações e brincadeiras como eixos fundamentais da prática pedagógica na Educação Infantil. Por meio delas, são asseguradas às crianças os seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se

No SAGRADO – Rede de Educação o brincar está presente em todas as ações pedagógicas, materializando-se em uma rotina rica e encantadora, que equilibra momentos de brincadeira livre e dirigida, respeitando as especificidades de cada faixa etária. Os educadores, comprometidos com o desenvolvimento infantil, promovem o brincar como direito fundamental das crianças, respeitando suas necessidades e interesses de bebês e crianças, reconhecendo a infância como um tempo de experiências únicas e autênticas. 

Proteger o encantamento da infância também implica assegurar ambientes seguros, acessíveis e acolhedores, seja nas Unidades Educacionais ou em espaços urbanos, que devem ser planejados com inclusão e cuidado.

Acompanhe alguns registros dessa semana e que refletem o aprender brincando promovido o ano todo no SAGRADO – Rede de Educação!

Galeria


Matéria por Luciana Kadlubitski - Gestão Pedagógica