SAGRADO – Rede de Educação colabora na elaboração de Subsídio Nacional sobre a COP 30 e convida para o lançamento

Responsabilidade Socioambiental

07 de Agosto de 2025
SAGRADO – Rede de Educação colabora na elaboração de Subsídio Nacional sobre a COP 30 e convida para o lançamento

Com o compromisso de integrar a sustentabilidade e o cuidado com a Casa Comum ao cotidiano escolar, o SAGRADO – Rede de Educação participou da construção do e-book Escolas pelo Clima: Roteiros para refletir e vivenciar a COP30, elaborado pela Articulação Igreja no Brasil Rumo à COP30, em parceria com a CNBB, a ANEC e outras redes de educação.

O material foi pensado como um instrumento pedagógico para apoiar as escolas na realização de atividades formativas que despertem a corresponsabilidade de educadores e educandos frente aos desafios socioambientais do nosso tempo. A proposta reúne roteiros, vivências, rodas de conversa e sugestões de simulação da COP30, tudo ancorado na espiritualidade da Encíclica Laudato Si’, nas luzes da Campanha da Fraternidade e no horizonte de esperança que este evento internacional representa.

O workshop de lançamento do e-book será realizado no dia 11 de agosto, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da ANEC no YouTube. Todas as Unidades Educacionais estão especialmente convidadas a participar e refletir coletivamente sobre a importância de inserir a temática climática no ambiente escolar.

A COP30, que será realizada em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, marca a primeira vez que a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) acontece no Brasil. Um momento singular que mobiliza toda a sociedade – especialmente o campo educacional – a repensar práticas, valores e compromissos em favor da Casa Comum.

Acompanhe o lançamento pelo Canal da ANEC no YouTube!

 

Cuidado com a Casa Comum no SAGRADO – Rede de Educação

No SAGRADO – Rede de Educação, por meio de uma proposta pedagógica que se preocupa com as questões ambientais, os educandos tomam consciência de temas como as mudanças climáticas ou o desmatamento, adotando comportamentos que promovem a sustentabilidade. Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, são realizados projetos – como o Ações para Melhorar o Mundo e o SAGRADO Cidadania Global, além do Programa de Responsabilidade Socioambiental, que é uma ferramenta estratégica da Gestão Educacional com foco em formação e conscientização quanto às questões socioambientais.


Matéria por Ana Lúcia Langner e Luciana Kadlubitski - Gestão Pedagógica