Aprendendo Matemática de forma lúdica: 3ºs anos exploram o conceito de igualdade com balanças
Publicação por Aline Coltro - Educadora

Os educandos dos 3ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, em Curitiba/PR, viveram uma experiência divertida e cheia de aprendizado no mês de maio. A proposta da atividade foi trabalhar o conceito de igualdade de forma concreta e lúdica, usando um recurso que chamou bastante atenção da turma: uma balança de dois pratos.
A ideia era mostrar, na prática, que igualdade não é apenas "igualzinho" no visual, mas sim equivalência de valores. Assim como numa equação, onde os dois lados precisam ter o mesmo resultado, na balança isso acontece quando os dois lados têm o mesmo peso. Para isso, cada educando utilizou pesinhos com valores definidos e, um por um, foram até a balança realizar dois desafios: o primeiro, equilibrar os dois lados com os pesos corretos, e o segundo, deixar a balança desequilibrada de propósito. Depois, explicavam para a turma como fizeram, quais combinações de pesos usaram e o que aconteceu com a balança.
Essa troca foi muito rica! Eles não só colocaram a "mão na massa", como também desenvolveram o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e a capacidade de argumentar e explicar seus pensamentos.
Foi nesse momento que entenderam de verdade o que o sinal de igual (=) significa: ele mostra que os dois lados de uma equação têm o mesmo valor, assim como os dois pratos da balança se equilibram quando os pesos são equivalentes.
Para finalizar, os educandos se organizaram em duplas e registraram tudo em seus cadernos: os experimentos feitos, as contas envolvidas e os aprendizados do dia. Foi uma aula completa, divertida e que tornou um conceito matemático abstrato em algo vivo, visual e fácil de entender!