Brincadeiras de “faz de conta”: a importância do imaginário infantil para o desenvolvimento das crianças
Publicação por Karina Mazepa

As
crianças do Infantil II do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade
Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, desenvolvem
várias atividades que contribuem para o desenvolvimento de diversas habilidades,
entre elas estão as brincadeiras de “faz de conta”.
As
brincadeiras de “faz de conta” desempenham um papel fundamental no
desenvolvimento infantil, pois estimulam a imaginação, promovem a linguagem e
comunicação, desenvolvem a socialização e as emoções, estimulam o pensamento
simbólico, aprimoram habilidades cognitivas e contribuem para o
autoconhecimento.
Através
da criação de cenários imaginários e personagens, as brincadeiras de “faz de
conta” incentivam a imaginação das crianças. Elas podem inventar histórias,
situações e soluções, o que aperfeiçoa cada vez mais o processo criativo. O
Parque da Unidade Educacional é um dos ambientes de aprendizagem que abrem
inúmeras possibilidades para o desenvolvimento dessas atividades.
Ao acompanhar
o Infantil II no Parque, o Serviço de Orientação Pedagógica percebeu o quanto
as relações afetivas e psicossociais se encontram nas brincadeiras de “faz de
conta” criadas pelas próprias crianças, a partir das possibilidades que o
próprio espaço e os recursos oferecem.
Essa observação destacou a importância da brincadeira no processo educativo, evidenciando a relevância de oferecer espaços e momentos lúdicos para as crianças mergulharem em suas narrativas simbólicas e desenvolverem suas habilidades.