Crianças da Educação Infantil ouvem e vivenciam a história "O Camaleão que Não Queria Mudar de Cor"

Publicação por Luciana Almeida e Fernanda Francieli - Educadoras

05 de Maio de 2025
Crianças da Educação Infantil ouvem e vivenciam a história "O Camaleão que Não Queria Mudar de Cor"

As crianças do Infantil V da Escola Social Clélia Merloni, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma enriquecedora vivência no jardim, integrando literatura, imaginação e natureza.

A vivência teve início na Sala de Referência, com uma encantadora contação da história “O Camaleão que Não Queria Mudar de Cor”, utilizando o Data Show para projetar imagens ilustrativas que enriqueceram a narrativa. Após a contação, as educadoras promoveram uma roda de conversa, incentivando a escuta ativa, a expressão de sentimentos e a reflexão crítica das crianças. Questões como: "O que vocês acham que o camaleão sentiu ao não querer mudar de cor?", "Como vocês se sentiriam se estivessem no lugar do camaleão?", "Por que o camaleão mudava de cor?" e "O que isso significa?" despertando importantes diálogos sobre identidade, adaptação e emoções.

Na sequência, a vivência se estendeu ao Jardim da Unidade Educacional, onde as crianças foram convidadas a explorar as cores da natureza utilizando um recorte em papel A3 com o desenho vazado de um camaleão. A proposta permitiu que eles interagissem com o ambiente de forma criativa e sensorial, aproximando-se do tema da história. Com o recorte, puderam observar as texturas e tonalidades naturais, usar o molde como inspiração para desenhar ou até mesmo brincar de imitar as mudanças de cor do camaleão, estimulando a imaginação e o faz de conta.

A vivência proporcionou uma rica experiência interdisciplinar, promovendo o desenvolvimento da linguagem oral, da expressão artística, da empatia e da conexão com o meio ambiente.


Compartilhe em suas redes sociais: