Educandos vivenciaram a Literatura de Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto em atividade interativa
Publicação por Lilian Vieira - Educadora

Educandos da 3ª série do Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma atividade inovadora que explorou o estilo de linguagem de importantes nomes da literatura modernista: Clarice Lispector, João Guimarães Rosa e João Cabral de Melo Neto. A experiência se deu por meio de elementos simbólicos, como rosas, pedras, ferramentas, dobraduras, chapéu e uma caixa misteriosa.
A atividade foi organizada pela educadora de Língua Portuguesa, que dividiu em estações dedicadas aos autores. As rosas foram usadas como símbolo de delicadeza e complexidade emocional, levando-os a refletir sobre ações corriqueiras, tão presentes nos textos da menina Haia. Para finalizar, foram realizadas leituras da vida e obra da autora.
Já na estação de João Guimarães Rosa, os educandos tiveram que construir pequenas esculturas inspiradas nas construções megalíticas, utilizando pedras e ferramentas como referência da produção literária de João Cabral de Melo Neto, simbolizando o trabalho e construção, temas recorrentes em sua poesia. A ação proporcionou a compreensão da forma e seleção feita pelo poeta para compor sua escrita.
Por fim, na estação de João Guimarães Rosa, a montagem de cactos e o chapéu fizeram referência a aridez da vida no sertão e desafios enfrentados pelo sertanejo, principais personagens da prosa roseana, refletindo a visão crítica e social presente nas obras. Assim como aconteceu em todos os momentos, fragmentos dos textos dos autores foram lidos pelos educandos.
A atividade permitiu experienciar a literatura para além do aspecto acadêmico, já que as emoções foram exploradas durante todo o desenvolvimento por meio da caixa misteriosa. Entre uma estação e outra, os educandos puderam refletir sobre suas vidas a partir das concepções de introspecção, fluxo de consciência, epifania, relação intrapessoal e interpessoal, partindo dos preceitos modernistas da Geração de 1945.
Foi visível a emoção, o espanto, a estranheza presente no olhar dos educandos – aliás, estranheza é a palavra-chave para relacionar à Clarice Lispector, já que pela origem o termo se refere a extra, ou seja, o que vem de fora, diferente, estranho. Métodos interativos e inovadores são essenciais no ensino da Literatura porque torna o aprendizado mais envolvente e significativo. Certamente, a atividade ficará registrada na memória daqueles que, neste ano, finalizam uma etapa importante da sua formação acadêmica.