Infantil IV aprende sobre o Sistema Solar através de atividades e vivências lúdicas
Publicação por Caroline Cabral e Déborah Oliveira

Durante o
último trimestre, o Infantil IV do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade
Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, participou de
aulas práticas com metodologias ativas para aprender sobre o Sistema Solar.
A
temática “Olhando para o Céu” teve início no Pátio, onde as crianças observaram
o céu e levantaram hipóteses sobre a importância do dia e da noite para a vida
na Terra. Elas compreenderam que durante o dia é possível ver o sol e as
nuvens, já a noite é a vez de visualizar a lua e as estrelas.
Após os
estudos, as crianças colocaram em prática a criatividade e os dons artísticos
para fazer uma releitura das obras “Sol Poente”, de Tarsila do Amaral, e “A
noite estrelada”, de Van Gogh, além de produzir uma representação da história “Festa
no Céu” com desenhos em argila. O objetivo das atividades foi que elas
aplicassem o que compreenderam sobre as características do dia e da noite, fixando
dessa maneira os aprendizados.
O
Infantil IV foi à Sala de Tecnologias com o intuito de aprofundar os estudos
através de pesquisas sobre a Terra e os outros planetas. Após as descobertas,
as crianças produziram maquetes do Sistema Solar.
Em Sala
de Aula, receberam a visita da educadora especialista em Geografia,
Evelaine Hilgemberg, que auxiliou na compreensão sobre os corpos celestes e
esclareceu várias dúvidas e curiosidades. Já no Laboratório Científico, elas
participaram de um momento com a educadora de Ciências, Ana Paula Santos, que
explicou de maneira didática e lúdica como acontece o movimento de rotação e
translação.
Os
familiares também se envolveram nas atividades. Em casa, as crianças pesquisaram
sobre um planeta e confeccionaram um cartaz para apresentar aos colegas em
sala. Além disso, após conhecerem sobre os instrumentos que facilitam a
visualização de corpos celestes, foram desafiadas em uma tarefa a construir uma
luneta de brinquedo.
Foram momentos de aprendizados significativos, que aconteceram de maneira divertida através de vivências que deixaram marcas positivas no processo de ensino das crianças.