Infantil V explora o gênero textual receita e a cultura brasileira durante aula na Cozinha Experimental
Publicação por Aline Krauczuk e Paula Maior

Junho foi
o mês das festas juninas e para concluir esse período de celebrações, as
crianças do Infantil V do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional
do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, foram à Cozinha Experimental
preparar um bolo de milho, que é uma das comidas típicas desses eventos.
Antes de “colocar a mão na massa” e desenvolver a atividade, os educandos observaram e levantaram hipóteses sobre a estrutura do gênero textual receita. A partir do texto, elas puderam compreender sobre sequência, relacionaram quantidades e realizaram a tentativa de leitura e escrita espontânea de alguns dos ingredientes.
O contato com diversificados gêneros textuais desde a Educação Infantil garante às crianças várias possibilidades de conhecer, identificar e produzir coletivamente textos que fazem parte do seu dia a dia, assim como a receita. A partir dessa experiência, as turmas exploraram as comidas típicas da festa junina, aprenderam sobre a cultura brasileira, praticaram a leitura e a escrita, desenvolveram habilidades motoras, fizeram descobertas na ação de cozinhar e se divertiram.