Por meio de poema, crianças descobrem novas formas de aprendizado
Publicação por Caroline Cabral - Educadora

As crianças do Infantil IV.2 do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação em Ponta Grossa/PR, participaram de uma exploração do poema “Vai já pra dentro, menino”, de Pedro Bandeira, de forma lúdica.
Por meio da escuta de poemas, as crianças aprendem os sons de novas palavras, como elas se encaixam umas nas outras e como formar frases completas, ajudando no amadurecimento emocional e a identificar os sentimentos. Pensando nisso, as educadoras Camila e Caroline proporcionaram vivências lúdicas para o contato com o poema.
Para iniciar a vivência, as educadoras dividiram as crianças em dois grupos. Um deles vivenciou um contexto com os poemas, sua estrutura e estrofes. Nesta etapa da vivência, elas puderam apreciar a declamação do poema realizada pela educadora e, em seguida, escolher uma estrofe e ilustrá-la no Livro Toni Itinerários e em um cartaz, expressando seus sentimentos por meio do desenho.
O poema “Vai já pra dentro, menino”, do autor Pedro Bandeira, retrata a história de um menino que explorava suas cem linguagens, o qual gostava muito de brincar e, por meio da brincadeira, também aprendia muito. Porém, as pessoas insistiam em impor que ele aprendesse apenas de uma maneira.
Pensando nisso, o outro grupo de crianças foi desafiado a ir até o Jardim da casa das Irmãs e descobrir tudo que há naquele espaço. Para isso, utilizaram lupas e, em seguida, puderam registrar em suas folhas e pranchetas o que aprenderam e também ficaram livres para explorar e aprender da forma que preferiram.
Para finalizar, as educadoras realizaram uma roda de conversa para que as crianças pudessem compartilhar suas experiências vivenciadas no jardim da casa das Irmãs e na Sala de Referência por meio da exploração e intepretação do poema. Foi uma tarde de muito aprendizado!