Primeira e Segunda Guerra Mundial

Publicação por Mônica Zavan Cordão - Serviço de Orientação Pedagógica

26 de Julho de 2024
Primeira e Segunda Guerra Mundial

No início deste ano, os educandos do 9º ano do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, estiveram no Espaço Maker para participar de um projeto interdisciplinar que uniu os Componentes Curriculares de História e Matemática. Os educandos foram desafiados a construir uma maquete da Primeira Guerra Mundial com o objetivo de ser o mais realista possível.

Para alcançar esse objetivo, as aulas se integraram para atingir o conhecimento necessário. Nas aulas de História, os educandos mergulharam no contexto da Primeira Guerra Mundial, assistindo a um filme e participando de discussões que exploravam os eventos e as condições da época nas trincheiras. Essas atividades ajudaram a entender os aspectos históricos e culturais do conflito para realizar o projeto.

Simultaneamente, nas aulas de Matemática, os educandos aprenderam sobre proporcionalidade, um conceito crucial para a construção de uma maquete o mais realista possível. Eles aplicaram esses conhecimentos para garantir que todos os elementos da maquete fossem proporcionais, desde as trincheiras até os veículos e soldados.

Os trabalhos bem elaborados não só demonstraram a criatividade e o empenho dos educandos, mas também a eficácia da abordagem interdisciplinar do ensino. O projeto, além de enriquecer o aprendizado, contribuiu para fomentar um maior interesse pelas matérias envolvidas e pela história em geral.

Este tipo de iniciativa é parte do compromisso do Colégio Social Madre Clélia em proporcionar uma educação diversificada e com engajamento, preparando os educandos para os desafios futuros com uma base sólida de conhecimentos e habilidades.

O segundo trimestre iniciou-se com um dos temas mais aguardados pelos educandos nas aulas do Componente Curricular de História: a Segunda Guerra Mundial.

Durante as aulas, os educandos exploraram um grande mapa-múndi para identificar os países envolvidos no conflito, entender as causas da guerra e aprender como a Alemanha nazista conquistou a França usando a tática de blitzkrieg, ou guerra-relâmpago.

Avançando no conteúdo, os educandos também investigaram o ataque japonês a Pearl Harbor. Eles discutiram como, apesar da grande distância pelo imenso oceano Pacífico, a base naval localizada no Havaí era estratégica para os Estados Unidos manterem sua influência no Oriente, frustrando os interesses japoneses de dominação na região.

Os educandos estavam atentos, fazendo anotações e participando ativamente das discussões, demonstrando um grande interesse em assimilar o conteúdo do Componente Curricular e desenvolver as habilidades necessárias.

A abordagem envolvente e detalhada das aulas de História continua a despertar a curiosidade, proporcionando um aprendizado profundo e significativo sobre os eventos que moldaram o mundo contemporâneo.


Compartilhe em suas redes sociais: