Será que um currículo bem elaborado e autoconhecimento fazem a diferença?
Publicação por Veridiane Agatti - Educadora

Os educandos das 3ªs séries do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, no Componente Curricular de Projeto de Vida, tiveram aulas com orientações sobre construção de currículos, levando em consideração as habilidades, competências e informações objetivas com exemplificações de modelos. Em prática na Sala de Tecnologias, elaboraram um currículo com suas expectativas profissionais utilizando aplicativos como o Canva e compartilharam seus modelos com a educadora.
Em diálogos, refletiram sobre a importância da postura diante de uma entrevista de emprego e que o autoconhecimento é fundamental para alinhar os objetivos profissionais.
Pensando em como se comportar diante uma entrevista de emprego, foi convidada a Educadora do Serviço de Recursos Humanos, Ivonete, para conversar com os educandos, dando dicas formativas em relação ao autoconhecimento com os objetivos profissionais, bem como o novo perfil profissional que as empresas estão contratando. Para dinamizar a aprendizagem sobre currículos, alguns educandos participaram de uma simulação de entrevista de emprego.
Confira o relato da Educadora Ivonete:
"Com grande entusiasmo e alegria, fui convidada como RH do Colégio Social Madre Clélia, pela educadora Veridiane Agatti, para participar junto aos educandos das 3ªs séries de um momento formativo orientado de como se portar em uma entrevista de emprego. Os educandos foram muito receptivos, acolheram as orientações e foi um momento muito rico e agradável, tanto que acabou virando um projeto.
A continuação ocorreu com uma simulação de entrevista de emprego no RH do Colégio Social Madre Clélia, realizada com aqueles que manifestaram interesse. Foi incrível! Percebi com orgulho que temos vários talentos em nossa Instituição e fiquei ainda mais feliz em constatar que de fato colocaram em prática as orientações recebidas no primeiro momento de formação.
As respostas foram claras, objetivas e demostraram que, apesar de muito jovens, já sabem o que querem, ou pelo menos têm uma direção do caminho profissional que irão percorrer. Acredito que, para nossos educandos que logo iniciarão sua vida profissional, foi um grande aprendizado. Eles sairão mais preparados para o mercado de trabalho que é tão competitivo".
Os educandos ficaram interessados e relataram que foi esclarecedor as informações e orientações tanto vistos em aula como as dicas do Serviço de Recursos Humanos.