Simulação da ONU: saiba tudo sobre o Itinerário Formativo Optativo

23 de Janeiro de 2025
Simulação da ONU: saiba tudo sobre o Itinerário Formativo Optativo

Vivemos em um mundo onde os desafios sociais, políticos e ambientais exigem soluções que ultrapassam fronteiras. Por isso, no SAGRADO – Rede de Educação, essa formação começa cedo e se concretiza em experiências que vão além da Sala de Aula.

O Itinerário Formativo Optativo SAGRADO Simulação da ONU é uma dessas vivências: um projeto que insere os educandos no centro de debates sobre temas globais, promovendo o pensamento crítico, a empatia e o exercício da diplomacia.

Inspirada no tradicional Modelo das Nações Unidas (Model United Nations – MUN), essa Atividade Formativa se consolida como um espaço de aprendizagem ativa, em que os Componentes Curriculares se articulam com a realidade internacional — preparando os educandos para exercer uma cidadania que reconhece menos muros e mais pontes.

Uma prática internacional com raízes acadêmicas

As simulações de organismos internacionais tiveram início em 1927, na Universidade de Harvard, quando um grupo de educandos organizou uma conferência acadêmica para simular o funcionamento da Liga das Nações — órgão precursor da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era criar um espaço de reflexão sobre os dilemas do mundo real, por meio do exercício da negociação, da argumentação e da cooperação entre as nações.

Com a fundação da ONU, em 1945, o modelo foi reconfigurado para refletir a nova estrutura e os princípios da organização internacional. O formato se espalhou por instituições de ensino em diferentes países e consolidou-se como uma metodologia educacional interdisciplinar e experiencial. Atualmente, o Model United Nations (MUN) envolve milhões de educandos em todo o mundo, desde o Ensino Fundamental – Anos Finais até a pós-graduação.

As conferências de MUN seguem protocolos diplomáticos reais e simulam órgãos como a Assembleia Geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Econômico e Social (ECOSOC) e organismos especializados, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Organização dos Estados Americanos (OEA) ou a Corte Internacional de Justiça.

Mais do que simular debates formais, essas atividades promovem o protagonismo dos educandos, a construção colaborativa do conhecimento e a compreensão aprofundada das dinâmicas da geopolítica contemporânea — aspectos essenciais para a formação integral no século XXI.

As simulações da ONU chegaram ao Brasil no final da década de 1990, impulsionadas por universidades públicas e privadas em busca de metodologias inovadoras para estimular o pensamento crítico e a atuação ativa dos estudantes.

O primeiro grande evento registrado foi o AMUN – Americas Model United Nations, realizado pela Universidade de Brasília (UnB) em 1998. Desde então, o modelo expandiu-se em abrangência e relevância, com escolas e universidades de diversas regiões promovendo suas próprias simulações.

A adoção das Simulações da ONU no SAGRADO - Rede de Educação

A reformulação do Ensino Médio possibilitou maior flexibilidade curricular, permitindo que os educandos escolham Itinerários Formativos Optativos alinhados aos seus interesses e projetos de vida. Nesse contexto, em 2022, foi implementado o Itinerário Formativo Optativo SAGRADO Simulação da ONU, integrando educandos do Ensino Fundamental – Anos Finais, a partir do 9º ano e do Ensino Médio.

O projeto teve origem na proposta do Educador de História Pedro Filipak e, desde então, tornou-se um dos Itinerários Formativos mais procurados pelos educandos das Unidades Educacionais de Curitiba. A Simulação da ONU segue uma organização rigorosa, inspirada nos modelos internacionais consagrados, com adaptações que valorizam tanto o contexto pedagógico quanto a realidade sociocultural dos educandos brasileiros.

A atividade é conduzida de forma interdisciplinar, envolvendo as seguintes áreas do conhecimento:

• História — com ênfase na compreensão de contextos políticos e sociais;
• Geografia e Geopolítica — para análise crítica das dinâmicas territoriais e internacionais;
• Língua Inglesa — com foco na oratória formal, no vocabulário diplomático e na fluência comunicativa.

A estrutura do itinerário contempla também workshops de oratória, pesquisa internacional, elaboração de documentos diplomáticos e ambientação nos protocolos da Organização das Nações Unidas. Essa formação culmina nas simulações internas e, para um grupo de educandos que opta pela viagem, em uma experiência internacional imersiva.

Como funcionam as simulações

Os educandos são organizados em delegações, cada uma representando um país ou uma organização internacional em comitês específicos, como:  Conselho de Segurança, Assembleia Geral, Conselho Econômico e Social (ECOSOC), etc.

A cada edição, os temas abordados variam, sempre em sintonia com os principais desafios da geopolítica contemporânea. Na simulação mais recente, por exemplo, os educandos se debruçaram sobre a realidade latino-americana, analisando dilemas políticos e sociais da região.

Ao longo dos encontros, os educandos participam de discursos de abertura, debates moderados e não moderados, negociações informais e, por fim, da elaboração de resoluções diplomáticas. Todo o processo simula com fidelidade o funcionamento da diplomacia internacional, abrindo espaço para acordos multilaterais, dissensos legítimos e consensos construídos.

O Educador Pedro Filipak, responsável pela atividade, explica a dinâmica:

“A simulação é um exercício rigoroso de negociação e diplomacia. Os educandos precisam defender os interesses do país que representam, formular propostas e buscar consenso com outras delegações. A experiência é extremamente enriquecedora.”

Ao final da simulação, as resoluções são apresentadas e debatidas. Os educandos também recebem devolutivas pedagógicas e refletem sobre o processo vivido. Educandos que demonstram interesse e têm disponibilidade para custear a viagem podem representar a Unidade Educacional em eventos externos, como a experiência internacional.

Toda a atividade é conduzida junto ao Programa Bilíngue. A Educadora de Língua Inglesa Michelle Lecheta destaca o impacto positivo da simulação no domínio do idioma e na comunicação formal:

“A conversação dentro de um projeto como esse gera muito mais engajamento. Os educandos se desenvolvem no idioma de forma natural e prática, adquirindo vocabulário específico e aprimorando sua oratória. A cada aula, percebemos um avanço significativo na formalidade do discurso.”

Leia mais: Educação Bilíngue: principais benefícios para crianças e adolescentes

A experiência internacional: visita a Washington, D.C, na etapa final da simulação

Desde 2024, educandos do SAGRADO – Rede de Educação têm a possibilidade de participar da Simulação da ONU promovida pela Best Delegate, uma conferência internacional que ocorre anualmente em diferentes cidades dos Estados Unidos. A edição de 2024 foi realizada em Nova York, e em 2025, em Washington, D.C. Em ambas as ocasiões, educandos representaram a Unidade Educacional em um ambiente acadêmico que estimula o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a vivência multicultural.

Entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano, nove educandos participaram da conferência, divididos entre oito diferentes comitês e temas globais, debatendo questões centrais da atualidade — como os conflitos na América Latina e as mudanças climáticas. A dinâmica desafiou os participantes a representar os interesses dos países designados, negociar intensamente e construir soluções coletivas para problemas globais complexos.

A viagem também incluiu atividades culturais e educacionais, como visitas ao Capitólio dos Estados Unidos, ao Memorial de Lincoln e a outras instituições simbólicas da política americana. Essas vivências contribuíram não apenas para o desenvolvimento acadêmico, mas também para o amadurecimento pessoal dos educandos, ao colocá-los em contato com um novo contexto cultural e educacional.

Bruno, um dos educandos participantes, compartilhou sua experiência:

“Foi a melhor viagem que já fiz. A simulação é levada muito a sério e exige muito preparo. Sentimos nervosismo, ansiedade, cansaço... mas também um enorme sentimento de importância. Você está em um ambiente acadêmico ao lado de educadores e educandos de diversas partes do mundo, debatendo temas de grande impacto global. Aprendi a lidar com a pressão e a me expressar melhor em inglês. Foi uma experiência inesquecível. Se eu tivesse conhecido esse projeto antes, seria uma pessoa completamente diferente. Foi essencial para minha formação e meu crescimento pessoal.”

Além do aprendizado intenso e da troca com colegas internacionais, a participação no evento fortaleceu o interesse dos educandos por oportunidades acadêmicas globais, como a possibilidade de concorrer a bolsas de estudo em universidades dos Estados Unidos.

A vivência na American University ampliou a compreensão sobre o papel da diplomacia e os desafios do mundo contemporâneo. Ao final do evento, os educandos retornaram com um senso de pertencimento a uma rede internacional de jovens e a certeza de que essa experiência representa um diferencial em suas trajetórias formativas e profissionais.

O impacto da Simulação da ONU na formação dos educandos

O Itinerário Formativo Optativo SAGRADO Simulação da ONU, no SAGRADO – Rede de Educação, transforma a jornada acadêmica dos educandos, desenvolvendo competências que extrapolam os limites da Sala de Aula. A experiência os prepara para atuar em um mundo interconectado, ampliando sua compreensão sobre política, diplomacia e relações internacionais.

Além disso, a participação nesse projeto fortalece a autonomia intelectual, aprimora a fluência em Língua Inglesa e promove um aprendizado experiencial, que integra teoria e prática de forma significativa. Ao participarem da simulação, os educandos vivenciam:

  • Autonomia intelectual — aprendem a sustentar ideias, posicionar-se e argumentar com clareza;
  • Confiança comunicativa — perdem o receio de se expressar em público e aprimoram habilidades de negociação;
  • Pertencimento — encontram um espaço de identificação com suas vocações e interesses;
  • Visão global — compreendem que os desafios do mundo são interdependentes e exigem cooperação;
  • Horizontes expandidos — muitos passam a considerar carreiras em Relações Internacionais, Direito, Ciências Sociais, Jornalismo ou sonham com universidades internacionais.

A Simulação da ONU no SAGRADO – Rede de Educação é mais do que um projeto acadêmico: é uma vivência formativa que une conhecimento interdisciplinar, pensamento crítico, engajamento social e experiência internacional. Um percurso que educa para o presente com responsabilidade e forma para o futuro com potência.

Em um mundo atravessado por complexidades, conflitos e interdependência, formar cidadãos capazes de escutar, negociar, argumentar e construir soluções colaborativas não é apenas desejável — é urgente.

Já é nosso educando e quer se inscrever no Itinerário Formativo Optativo de Simulação da ONU, entre em contato com o Serviço de Secretaria das Unidades Educacionais de Curitiba e faça sua matrícula.

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