1º ano transforma garrafas pet em atividade reflexiva
Educação

As turmas do 1° ano colocaram a mão na massa e usaram a criatividade para criar diferentes coisas utilizando uma garrafa.
A atividade começou em uma “sala de aula invertida”, na qual os educandos apreciaram em casa o vídeo “O jeito de cada um, respeito as diferenças” (https://www.youtube.com/watch?v=qt75cvgoivQ).
Após isso, um questionamento surgiu: como seria nossa vida se todas as pessoas fossem iguais?
Em Sala de Aula, foram colocadas na mesa as garrafas pet trazidas de casa. No primeiro momento, separando-as por cor, formato, tamanho e textura, agrupando as mais semelhantes. Após essa separação, foi conversado: são todas iguais? Por que? Possuem a mesma “função”? E ao mudar a aparência, ela deixa de ser uma garrafa?
Os educandos foram desafiados a escolher uma garrafa, utilizar diferentes materiais e personalizar à sua maneira. O resultado foi uma criação mais linda que a outra!
Ao finalizarem a proposta e partilharem suas produções, eles refletiram sobre o essencial versus a aparência, como julgam as pessoas/objetos pela forma como se apresentam, sem saber o que são verdadeiramente. Apesar de estarem diferentes umas das outras, deixaram de ser garrafas? Deixaram de ter a mesma função?
Assim, funciona com os seres humanos também, cada um tem seu jeito, sua maneira de ser, mas com o mesmo princípio: somos todos seres humanos!