Educandos do 4º ano vivenciam o processo de fermentação na Cozinha Experimental
Educação
Os educandos dos 4ºs anos participaram de uma experiência especial na Cozinha Experimental do Colégio Imaculada Conceição, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação. A atividade teve como objetivo colocar em prática os conhecimentos trabalhados em Sala de Aula sobre o processo de fermentação, por meio da confecção de pães.
Durante a vivência, os educandos puderam acompanhar cada etapa da preparação da massa, observando de perto como ocorre a ação do fermento e compreendendo, de forma concreta, os conceitos estudados nas aulas. A experiência tornou o aprendizado ainda mais significativo, despertando a curiosidade, o envolvimento e a participação de todos.
Esse momento foi enriquecido pela generosa colaboração da Irmã Leni Morttari, que acompanhou os educandos com carinho, paciência e dedicação, compartilhando seus conhecimentos e tornando a atividade ainda mais especial.
Mais do que aprender sobre os ingredientes, as medidas e o tempo necessário para a fermentação, os educandos descobriram que existe um ingrediente indispensável em toda boa receita: o amor. Foi com esse sentimento que cada pão foi preparado, reforçando valores como cooperação, cuidado, partilha e gratidão.
A atividade proporcionou uma rica integração entre teoria e prática, fortalecendo o aprendizado de forma leve, afetiva e prazerosa. Experiências como essa contribuem para a formação integral dos educandos, mostrando que o conhecimento também pode ser construído por meio de vivências que alimentam a mente, o coração e a convivência.