“Como eu vos fiz, façais vós também” – Retiro Espiritual na Unidade Educacional

“Como eu vos fiz, façais vós também” – Retiro Espiritual na Unidade Educacional

Pastoral Escolar

02 de Fevereiro de 2024

Na última sexta-feira, 02 de fevereiro, a Comunidade Educacional do Colégio Mater Amabilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participou de um momento de espiritualidade, no qual os educadores foram convidados a silenciar o coração para ouvir os apelos de Jesus, e assim, também sentir a presença de Madre Clélia que nos ajuda a perseverar na fé, na esperança e na caridade.

A perícope de João 13, 5-17, que apresenta o tema proposto para o Ano Cleliano da Humildade e Caridade norteou as reflexões do retiro espiritual. Ao meditar o texto do Lava-pés, a Comunidade Educacional foi convidada a se colocar na cena bíblica e permitir que Jesus se inclinasse e lavasse os seus pés. Neste gesto de simplicidade e delicadeza da parte de Jesus, foi possível compreender que para amar verdadeiramente é preciso se colocar a serviço e ir ao encontro do próximo, que se faz presente nas pessoas dos nossos familiares, amigos, colegas de trabalho, educandos e seus responsáveis legais. 

Após o momento de meditação da Palavra de Deus, os participantes foram divididos em grupos para a realização de uma dinâmica. Partilharam a reflexão que fizeram a partir do texto bíblico e receberam peças de um quebra-cabeça, que ao ser montado, formou a cruz da logo para o Ano Cleliano da Humildade e Caridade. No decorrer desta atividade, registraram por meio de palavras, frases ou citações bíblicas e clelianas os apelos que sentiram para vivenciarem durante o ano.

O quebra-cabeça tinha o objetivo de refletir a importância das virtudes da humildade e da caridade nas situações simples do cotidiano. Existem momentos em que é preciso reconhecer a própria pequenez e aceitar a ajuda que vem das pessoas próximas, da mesma maneira que é necessário atenção e sensibilidade para ir ao encontro de quem necessita da nossa ajuda, sem esperar nada em troca. É a própria Bem-Aventurada Clélia Merloni quem ensina que estas duas virtudes caminham juntas: “O meu bom Jesus me faz sentir que a humildade é a mãe da caridade. Ele quer que eu trate a todos com delicadeza e bondade, e que eu coloque a minha felicidade nas atenções delicadas, na amável cortesia, que a verdadeira caridade de Cristo inspira e a humildade executa".

O retiro foi concluído com um momento penitencial, no qual a Comunidade Educacional foi convidada a escrever em pedaços de papel tudo o que os impedia de amar e servir com um coração livre, disponível e dócil. Estes papéis foram queimados e as cinzas mostraram que a misericórdia de Deus é eterna e, no madeiro da Cruz, Jesus curou todas feridas e perdoou todos os pecados, para que a humanidade encontrasse felicidade e alento no Coração transpassado de Jesus. Como uma forma de recordação, todos receberam uma vela em formato de coração para lembrar que no decorrer deste ano, a missão de todos os educadores clelianos é fazer resplandecer e brilhar as virtudes da humildade e da caridade.

Galeria


Matéria por Ir. Carla Devitte Ornieski – Serviço de Orientação Educacional