Experiência de ser imigrante: relatos de vivências em outro país

Experiência de ser imigrante: relatos de vivências em outro país

Educação

12 de Abril de 2024

Os educandos do 6º ano do Colégio Mater Amabilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, nos dias 26 e 27 de março, orientados pelos educadores Gabriela e Júnior, conversaram com os imigrantes para conhecer quais são as experiências de viver em um outro país. Uma das conversas foi realizada por videochamada e a outra presencial. O objetivo da interação era que os educandos ouvissem relatos de pessoas que saíram de seu país de origem e relacionassem com o tema da Campanha da Fraternidade: “Fraternidade e Amizade Social”.

No dia 26, a conversa foi com a Camila, imigrante brasileira que está morando nos Estados Unidos. Por meio de uma videochamada, os educandos puderam, em inglês, fazer perguntas a partir de curiosidades que tinham sobre a imigrante, questionando, também, como foi recebida nesse novo local e quais desafios está enfrentando.

Na quarta-feira (27), foi a vez de conversarem com os imigrantes iraquianos, Saeb e Yahya, os quais estão residindo em Nova Araçá há 8 anos. As questões, então, se voltaram para as experiências deles ao chegarem ao Brasil, que destacaram que foram muito bem acolhidos no país e que aqui encontraram melhores condições para viver.

Agradecemos a Camila, ao Saeb e ao Yahya pela disponibilidade e atenção com a proposta que foi abordada. Ser imigrante envolve muitas questões, como saudades dos familiares e amigos, novos hábitos, nova cultura e nova língua. A fraternidade e a amizade social são essenciais para tornar essa experiência mais afetuosa.

Galeria


Matéria por Gabriela Golembieski e Júnior Scapini - Educadores