Metamorfose da lagarta: educandos do 2º ano 2 se encantam pela natureza!
Educação
Os educandos do 2º ano 2 do Colégio Mater Amabilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, criaram, durante as aulas de História, um borboletário, com o objetivo de relacionar o ciclo da vida da borboleta, a duração de cada fase e como as medidas desse tempo nos ajudam a perceber as transformações que ocorrem em nossa volta.
Ao estudar sobre o tempo como medida de vida através da parlenda “Quanto tempo o tempo tem?”, os educandos se depararam com uma atividade que falava sobre o ciclo de vida de uma borboleta. Diante disso, em uma roda de conversa, a turma levantou um questionamento: “Qual a possibilidade de conseguir uma lagarta e criar para ela um habitat para se desenvolver?”.
A partir da curiosidade, os educandos, orientados pela educadora regente, realizaram uma pesquisa sobre: como criar um borboletário, se todos os tipos de lagarta se transformam em borboletas, o que era preciso para cuidar da lagarta e como proceder após feito o casulo, bem como depois do casulo feito quantos dias ela precisava para se tornar borboleta.
Os educandos batizaram a lagarta com o nome de “Raio”. Acompanhamos o seu desenvolvimento desde o dia 11/03, sendo que na última sexta-feira, quatro dias antes de terminar o prazo de 15 dias para se tornar borboleta, nossa turma foi surpreendida. Ao observarmos o recipiente, a lagarta havia completado sua metamorfose e se tornado uma linda borboleta! No mesmo dia, soltamos nossa amiga “Raio” na natureza, e assim descobrimos que para ocorrer transformações em nossas vidas, precisamos ter a mesma paciência que a lagarta teve para completar seu ciclo e se tornar borboleta.