Reflorestando as margens dos rios

Reflorestando as margens dos rios

Responsabilidade Socioambiental

04 de Abril de 2024

Os educandos do 5º ano do Colégio Mater Amabilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, ao estudarem a vida nas margens dos rios no Componente Curricular de História, foram orientados a plantar uma muda de árvore nativa nos rios que banham a região.

Com a redução das Matas Ciliares, as nascentes e os rios ficaram comprometidos e seus leitos assoreados. Para reverter esse quadro, é preciso reflorestar as margens dos rios e nascentes. Com esse olhar cuidadoso e atento, os educandos do 5º ano, juntamente com seus familiares, encontraram um rio e plantaram uma árvore em suas margens. As mudas foram fornecidas pelo Viveiro Municipal de Nova Araçá/RS.

Os educandos levantaram várias questões ao debater o assunto, e dentre eles a importância das Matas Ciliares para controlar a erosão nas margens dos cursos da água, evitando o assoreamento dos mananciais, minimizando os efeitos das enchentes e segurando e controlando as enxurradas que possam chegar às margens do córrego.

As ações que os educandos vivenciam desde a infância tem o objetivo de formar cidadãos críticos e protetores do meio ambiente.

Galeria


Matéria por Ana Aparecida Bessegato Zenbruski - Educadora