Retiro Espiritual

Pastoral Escolar

22 de Julho de 2024

Na última quinta-feira, 18 de julho, os educadores do Colégio Mater Amabilis, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de um momento de espiritualidade, no qual foram convidados a silenciar o coração para ouvir os apelos de Jesus, agradecer as bênçãos recebidas ao longo do semestre e reafirmar o desejo de seguir caminhando pelas trilhas da humildade e da caridade, virtudes Clelianas por excelência. 

O Retiro Espiritual iniciou com um momento de “Diálogo com Madre Clélia”. No decorrer da oração, os participantes foram convidados a perceberem que Madre Clélia era uma mulher de largos horizontes, determinada nas suas escolhas, convicta dos seus ideais, generosa na resposta ao chamado de Deus e atenciosa para com os seus semelhantes. Sua confiança inabalável estava pautada na certeza de que Deus a “criou por puro movimento do seu amor”. Por este motivo, sentia uma força interior que lhe ajudava a superar as provas, os sofrimentos e os desafios que surgiam no dia a dia, sem ceder ao desânimo e sem esmorecer na fé. 

Após refletirem aspectos da vida, obra e espiritualidade da Fundadora, construíram um coração de papel, no qual escreveram uma oração em formato de carta para Madre Clélia, pedindo o seu auxílio para crescer nas virtudes inspiradas por Jesus ao longo do primeiro momento de oração. O coração simbolizou a diversidade que existe na Comunidade Educacional, cada ser é único, dotado de particularidades que enriquecem e embelezam o grupo, por este motivo a prática das virtudes é um importante meio, para a construção da fraternidade.

Na continuidade do Retiro, o Padre Cristian Fabiani seguiu refletindo sobre a virtude da humildade e conduziu um momento de “deserto”, que oportunizou um profundo encontro com Jesus, mobilizado a partir do silêncio interior e exterior, bem como pela reflexão da Palavra de Deus. Em sua colocação, o sacerdote insistiu que “o retiro é um momento para estar a sós com Deus, deixar de lado os afazeres cotidianos, recolher-se e subir a montanha, para estar em sintonia com Deus, e assim sentir e saborear as coisas internamente”. Os escritos de Madre Clélia ajudaram a compreender a dimensão espiritual do momento que estavam vivenciando: “quando pedirem alguma coisa com humildade, tenham a certeza de que sua oração será sempre atendida. Ainda que não soubessem como falar com Deus e se sentissem incapazes de rezar, a humildade do Seu Coração supriria tudo o que lhes falta”

No decorrer do Retiro, o Padre Cristian ficou disponível para atender confissões e aconselhamentos, propiciando um encontro com a misericórdia divina, que ama, abraça e perdoa suas criaturas, restaurando o vínculo de amor consolidado no momento da criação. Foi uma manhã de muitas bênçãos e graças que terminou ao redor da mesa da Palavra e da Eucaristia. Na hóstia consagrada pelas mãos do sacerdote, os educadores puderam sentir a força salvadora e restauradora que brota da Eucaristia, gera vida nova e traz a certeza de que “Deus se manifesta aos humildes e os atrai suavemente a si” (MC).

Galeria


Matéria por Ir. Carla Devitte Ornieski – Serviço de Orientação Educacional