Celebrando a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus
Pastoral Escolar
Para marcar a data festiva em honra ao dia do Padroeiro, Irmãs, educadores, educandos e familiares do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Bento Goncalves – RS, participaram da Celebração Eucarística, na Igreja Cristo Rei.
Neste dia solene, tantos foram os motivos em torno dos quais a comunidade se reuniu para celebrar. Em primeiro lugar destacou-se o próprio Jesus, cujo Coração aberto na cruz tornou-se abrigo seguro para todos aqueles que peregrinam em busca de paz, de segurança e de sentido da vida. Outro especial motivo de louvor, foram os 130 anos da fundação do IASCJ, que graças à fidelidade da Bem-Aventurada Clélia Merloni, hoje, por meio da Irmãs Apóstolas, um raio da ternura do Coração de Jesus é difundido em quinze países.
A missão de cada educador, juntamente com a GFASC, também foi motivo de Ação de Graças, pois com seu esforço e dedicação diária buscam manter firmes e repassar as lições herdadas de Clélia Merloni, a grande mãe espiritual e mestra exemplar. Cientes de que a Sagrada Eucaristia renova o sentido de comunhão, toda família Sagrado, envolvida neste sentimento, trouxe presente os irmãos gaúchos que lutam e trabalham para se reconstruir como povo e como estado.
A imagem do Padroeiro foi solenemente conduzida pelos educandos da 3ª série, os quais, num significativo gesto de gratidão, ofereceram flores recordando a caminhada percorrida como educandos Clelianos.
Na oportunidade, as Irmãs renovaram os votos religiosos testemunhando seu compromisso de fidelidade à missão de tornar o Coração de Jesus sempre mais conhecido e amado.
Para concluir a celebração, os mais de 600 educandos e todos os demais presentes prestaram homenagem ao Sagrado Coração de Jesus por meio de poesia e do canto apresentado pelo Coral Sagrado.
Os educandos do turno da tarde, participaram de um momento especial de celebração destacando o desejo de entronizar Jesus dentro do coração, culminando com uma visita à Capela.
Sem dúvida a Solenidade deste dia encheu-se de sentido e significado a partir das palavras da Bem-Aventurada Clélia Merloni: “O Coração de Jesus seja o nosso tudo”.
130 anos no Coração de Cristo (Carmen Ampese)
Foi do Coração de Cristo
Aberto naquela cruz
Que Clélia recebeu
Um grande raio de luz
Que há 130 anos
A fez acender sem medo
A chama da lamparina.
Foi do Coração aberto
Que nasceu com rumo certo
O Instituto das Apóstolas.
Hoje, aqui estamos
Para dizer que exaltamos
A ousadia desta mulher
Que aceitou levar ao mundo
Uma centelha do amor profundo
Que verteu daquela Cruz.
Cento e trinta anos de história
Uma longa trajetória
Sustentada pelo amor.
Ao Instituto das Apóstolas
Nossa profunda gratidão
Por alimentar aquela chama
Que se acendeu no Coração
No alto daquela Cruz.