3ºs anos vivenciam tradições religiosas em atividade especial
Educação

Durante as aulas do Componente Curricular de Ensino Religioso, os educandos dos 3ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, em Curitiba/PR, participaram de uma atividade avaliativa especial intitulada “Vivências Celebrativas nos Espaços Sagrados - Celebrando a fé nas religiões do mundo”, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as tradições religiosas presentes no mundo, promovendo o respeito à diversidade cultural e espiritual.
A proposta envolveu a realização de encenações em grupo, nas quais os educandos representaram práticas celebrativas de três grandes religiões monoteístas: Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. A atividade foi planejada de forma que cada grupo escolhesse uma celebração, pesquisasse seus elementos principais (símbolos, gestos, locais e significados) e, com criatividade, montasse uma apresentação para compartilhar com a turma.
Entre as encenações, destacaram-se representações da Santa Ceia e Missa cristã, do Bar Mitzvah e Bat Mitzvah judaico e da celebração muçulmana do Eid al-Fitr, com a utilização de objetos simbólicos, falas, músicas e dramatizações que refletiram com sensibilidade os rituais e valores de cada prática. Todos os educandos participaram ativamente, assumindo papéis e colaborando na construção coletiva do conhecimento.
Mais do que aprender sobre outras religiões, eles puderam vivenciar valores como o respeito, a união, a empatia e a valorização da diversidade. A atividade também reforçou o espírito de trabalho em equipe, a responsabilidade e o protagonismo dos educandos em seu processo de aprendizagem.
Essas vivências foram momentos de grande significado para os educandos, pois além de ampliarem seu repertório cultural, contribuíram para a formação de cidadãos mais conscientes, respeitosos e abertos ao diálogo.
A equipe parabeniza as turmas dos 3ºs anos pelo empenho, criatividade e respeito demonstrados ao longo da atividade, e reafirma a importância de experiências pedagógicas que valorizem o conhecimento, a convivência e a diversidade.