Ação Mobilizadora instiga a curiosidade dos educandos dos 1ºs anos utilizando “Óculos Virtual”

Educação

05 de Agosto de 2024
Ação Mobilizadora instiga a curiosidade dos educandos dos 1ºs anos utilizando “Óculos Virtual”

As turmas dos 1ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba/PR, receberam uma Ação Mobilizadora para dar início ao novo objeto de estudo. Para isso, as educadoras prepararam um contexto investigativo com a seguinte frase: “Vamos Adivinhar o que Exploraremos?”. Ao expor essa frase em um cenário investigativo, os educandos foram instigados à curiosidade e à investigação, estimulando a participação ativa dos envolvidos no contexto de aprendizagem. 

Nesse mesmo contexto, foi disponibilizado um “Óculos Virtual”, que aguçou ainda mais o convite à curiosidade, promovendo um ambiente propício para a troca de ideias e a formulação de hipóteses. Os educandos tiveram que eleger alguém da turma para ser o porta-voz, que observaria no “Óculos Virtual” um pequeno vídeo sem som e relataria as imagens de objetos ou espaços que estivesse observando. Durante o relato, seus colegas tiveram a missão de registrar as palavras mencionadas, formando assim um “Mapa Conceitual”. 

Por fim, analisamos as palavras novamente, promovendo uma discussão onde todos puderam manifestar suas suposições para descobrir a palavra secreta que indicava nosso objeto de estudo. Algumas hipóteses foram: cadeiras, pessoas, riqueza, quadros, estátuas, pinturas, entre outras. 

E você já conseguiu descobrir o que vamos explorar na sequência? Com certeza, nesse lugar podemos encontrar uma ampla variedade de exposições e coleções que refletem a diversidade da cultura, história, arte e ciência. Se você disse “MUSEU”, acertou! 

As turmas estão super entusiasmadas para conhecer mais sobre este local, depois de terem participado desta atividade que instigou o desejo de buscar mais informações de forma lúdica e compreender melhor o mundo ao redor.

Galeria


Matéria por Juliana Valaschenski e Emanuelly Wendland - Educadoras