Descobrindo planetas e satélites: 3ºs anos vivenciam prática de Ciências
Educação

Durante as aulas do Componente Curricular de Ciências, os educandos dos 3ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba/PR, participaram de uma prática laboratorial intitulada “Explorando o Sistema Solar: Planetas e Satélites”. A atividade foi realizada no Laboratório de Ciências, proporcionando uma experiência de investigação prática e aproximação com conceitos astronômicos.
Durante a vivência, os educandos exploraram modelos do Sistema Solar, observando as posições relativas dos planetas e seus satélites naturais. A prática também envolveu a manipulação de globos e materiais que simularam órbitas, permitindo que os educandos visualizassem de forma concreta conceitos que normalmente são abstratos.
A atividade incentivou o trabalho em equipe, a curiosidade científica e o protagonismo dos educandos na construção do conhecimento. Além de ampliar a compreensão sobre o Universo, eles desenvolveram habilidades como observação detalhada, levantamento de hipóteses, registro de descobertas e troca de ideias com os colegas.
Essa experiência laboratorial tornou o aprendizado mais concreto, investigativo e envolvente, unindo ciência, exploração e colaboração, e despertando nos educandos o interesse pela astronomia e pela investigação científica.






