Educação Religiosa e diversidade: educandos dos 3ºs anos exploram o significado das indumentárias religiosas
Educação

Durante o segundo semestre, os educandos dos 3ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba/PR, estão vivenciando uma experiência educativa profundamente significativa nas aulas do Componente Curricular de Ensino Religioso. Depois de estudarem, no primeiro semestre, as práticas celebrativas das diferentes tradições de fé, o novo objeto de estudo trouxe um mergulho no universo das indumentárias religiosas, ampliando o olhar sobre a diversidade cultural e espiritual presente no mundo.
Para iniciar a proposta, as turmas realizaram pesquisas sobre o cristianismo, judaísmo, islamismo, hinduísmo e budismo, conhecendo o significado simbólico das vestimentas utilizadas em celebrações e no cotidiano dos praticantes. A partir desse estudo, os educandos foram desafiados a confeccionar dois bonecos personalizados, representando as roupas típicas dessas tradições. Utilizando materiais como papel colorido, tecidos, lã, botões e algodão, as crianças expressaram criatividade, sensibilidade e respeito às diferentes crenças.
O resultado foi encantador: peças ricas em detalhes e significado, acompanhadas de apresentações orais nas quais cada educando explicou o valor simbólico das vestimentas escolhidas. Alguns ainda foram além, criando indumentárias em tamanho real, exibidas com orgulho e entusiasmo durante a atividade — um gesto de protagonismo e envolvimento que tornou o aprendizado ainda mais marcante.
Essa proposta pedagógica promove o desenvolvimento de competências essenciais para a formação integral, como o respeito às diferenças, a empatia e a valorização da diversidade cultural e religiosa. Durante a experiência, os educandos ampliaram sua compreensão sobre o mundo e fortaleceram atitudes de diálogo, respeito e convivência com as diversas expressões de fé que compõem a sociedade.





























