Explorando o tempo: uma jornada de aprendizagem ativa nos 3ºs anos
Educação

Os educandos dos 3ºs anos do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, em Curitiba/PR, vivenciaram uma experiência pedagógica envolvente, lúdica e repleta de significado. A atividade teve como objetivo principal desenvolver a compreensão do conceito de tempo e sua medição, por meio de práticas concretas e interdisciplinares que integram conteúdos dos Componentes Curriculares de Matemática, Ciências e Linguagem.
A proposta inicial consistiu na construção de um relógio de sol, utilizando materiais simples como papelão, palito de churrasco e massa de modelar. Por meio dessa atividade, os educandos puderam observar como o movimento aparente do sol pode ser utilizado para marcar a passagem do tempo. Durante a observação, registraram em seus cadernos as variações da sombra projetada ao longo do dia, relacionando o fenômeno à rotação da Terra.
Na sequência, construíram um relógio analógico com ponteiros articulados, reforçando a noção de tempo por meio da manipulação de instrumentos e do reconhecimento da função de cada ponteiro. Essa etapa permitiu aos educandos compreender as diferenças entre os relógios analógico e digital, além de ampliar sua familiaridade com a leitura das horas.
Ao longo da sequência didática, os educandos foram desafiados a resolver situações-problema relacionadas ao cotidiano, aplicando os conhecimentos adquiridos sobre a medição do tempo. Esse exercício promoveu o desenvolvimento do raciocínio lógico e da capacidade de utilizar o tempo como ferramenta de organização pessoal e de planejamento diário.
Para aprofundar a temática, os educandos participaram de um Contexto Investigativo sobre unidades de medida do tempo, explorando conceitos como hora, minuto, dia, semana, mês e ano. A proposta visou fortalecer a percepção temporal, a organização pessoal e a compreensão da passagem do tempo de maneira concreta e significativa.
A culminância do projeto se dará por meio da construção de um "Relógio da Descoberta", um território de aprendizagem disposto sobre um tecido circular de aproximadamente dois metros de diâmetro, que delimita simbolicamente o espaço do saber. Esse ambiente lúdico convida os educandos a explorarem a passagem do tempo de forma visual, concreta e investigativa.
Pergunta Norteadora: Como sabemos que o tempo está passando?
Essa pergunta, simples e provocadora, teve como propósito despertar a curiosidade natural dos educandos, levando-os a refletir sobre os indícios da passagem do tempo em sua rotina, em seu corpo, na natureza e nos instrumentos desenvolvidos pela humanidade para medi-lo.
A experiência, ao integrar teoria e prática, promoveu um aprendizado ativo, significativo e duradouro, que respeitou o ritmo de cada educando, desenvolvendo competências essenciais e ampliando a compreensão do tempo como um elemento estruturante da vida cotidiana.