Poema de Pedro Bandeira proporciona diferentes experiências à turma do Infantil IV
Educação
As crianças do Infantil IV do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, em Curitiba/PR, exploraram diversas sensações ao entrar em contato com diferentes contextos no Jardim! Foi uma experiência maravilhosa compartilhar essas descobertas com elas. Após ouvirem e participarem ativamente da leitura do poema "Vai já pra Dentro, Menino", de Pedro Bandeira, elas expressaram suas diversas percepções sobre aprender e compreender o mundo ao nosso redor.
"Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim
Terminando no começo!"
Ao permitir que elas experimentassem as texturas do barro (água e terra) e da água, utilizando seus pés e mãos para sentir as pequenas gotas de chuva que caíam sobre os guarda-chuvas, a alegria brilhava nos olhos encantados das crianças, afinal, o barro podia ser áspero para alguns, liso para outros ou até mesmo gelado. Quando chegou o momento de usar as galochas e os guarda-chuvas, houve uma explosão de sentimentos. Quem não gosta de apreciar o som das gotas de chuva caindo tão perto, ou até mesmo pular em poças d'água formadas pela chuva?
E assim, compartilhando guarda-chuvas para auxiliar aqueles amigos que ainda não tinham, foi uma experiência maravilhosa. O aprendizado surgiu através das estratégias e dos territórios ali explorados. Compartilhando uns com os outros, percebemos que o mundo ao nosso redor nos oferece aprendizados únicos a cada momento, como pode ser visto de forma simples em nossa galeria de fotos abaixo!
E você, quais sentimentos surgem quando lembra da sua infância?
Convidamos todos a apreciar a beleza e a riqueza que a natureza nos proporciona, através de simples experiências, como sentir a areia ou o barro sob os pés, ou até mesmo escutar o som da chuva caindo! Esses momentos são ricos e abundantes em sentimentos e sensações!