Debate sobre geopolítica e soluções para os desafios globais na atualidade

Educação

10 de Março de 2025
Debate sobre geopolítica e soluções para os desafios globais na atualidade

Apresentamos um relato escrito pelas educandas Isabela Fernandes e Luiza Schubert, do 8º ano 4 do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, que compartilham suas vivências, reflexões e aprendizados ao longo de suas experiências escolares. Através deste texto, as autoras oferecem uma visão pessoal e autêntica sobre os temas trabalhados em Sala de Aula, permitindo que os leitores compreendam a perspectiva única vivenciada por elas.


As turmas dos 8ºs anos do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, tiveram a oportunidade de participar de uma dinâmica educativa inovadora que as envolveu diretamente nas discussões sobre geopolítica e os desafios globais atuais. Sob a orientação da educadora Veridiane Agatti, responsável pelo Componente Curricular de Geografia, a proposta de aprendizado foi além das aulas teóricas, envolvendo os educandos em um debate sobre questões climáticas, econômicas e sociais que afetam o planeta em escala global e como as relações internacionais moldam as dinâmicas globais, discutindo questões como conflitos, diplomacia e os papéis das organizações internacionais na promoção da paz e dos direitos humanos.

Através de atividades, os educandos foram incentivados a compreenderem a importância desses temas para a formação de um mundo mais justo e equilibrado, além de refletir sobre o impacto das decisões políticas globais em suas vidas cotidianas. A dinâmica proposta teve como objetivo incentivar o pensamento crítico e a colaboração entre os educandos. A organização consistia em formar grupos de pesquisa, nos quais os educandos escolheriam dois problemas globais recentes e, a partir desse estudo, criariam soluções inovadoras e ainda não implementadas. Os educandos seguiram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU como base para suas pesquisas. Diversos temas foram abordados no debate como: educação de qualidade, erradicação da pobreza e combate à poluição, análise de problemas como a desigualdade no mercado de trabalho, a crise climática, a escassez de recursos naturais e as desigualdades econômicas em diversas partes do mundo.

Cada grupo, após realizar uma pesquisa detalhada sobre o impacto dessas questões, apresentou para suas turmas duas soluções originais para os problemas escolhidos, onde puderam apresentar suas ideias para os colegas, defender suas propostas e ouvir as sugestões de outros grupos. Esta troca de ideias foi essencial para o amadurecimento das propostas e o desenvolvimento de habilidades como argumentação, negociação e empatia, os ajudando a entender as complexidades das questões globais e a buscar soluções criativas e viáveis. A educadora também separou alguns educandos de cada turma para que fossem responsáveis exclusivamente pelas perguntas, com o objetivo de incentivar uma maior reflexão sobre os temas abordados. Esses educandos ficaram encarregados de elaborar questões, incentivando o grupo a aprofundar ainda mais suas soluções e a considerar diferentes perspectivas sobre os problemas globais abordados.

Dessa forma, o debate se tornou-se mais dinâmico, permitindo uma troca de ideias mais interessante e o esclarecimento de problemas relacionados com as soluções debatidas. Além disso, os educandos tiveram o incentivo de formar suas próprias opiniões, pensar nos assuntos que atualmente são reais e discutir sobre as ideias propostas, tendo o poder de concordar ou não, foi uma experiência diferente das demais. Essa abordagem não só proporcionou o desenvolvimento acadêmico dos educandos, mas também os preparou para se tornarem cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo atual. A experiência serviu como uma importante ferramenta para reforçar a importância da educação como motivação para a transformação social e para inspirar as novas gerações a buscar soluções para um futuro mais justo e sustentável.

Galeria


Matéria por Veridiane Agatti - Educadora