Educandos dos 9°s anos simulam uma Constituinte e refletem sobre a Constituição Federal de 1988 e a liberdade religiosa

Educação

28 de Novembro de 2024
Educandos dos 9°s anos simulam uma Constituinte e refletem sobre a Constituição Federal de 1988 e a liberdade religiosa

No dia 21 de novembro, os educandos dos 9°s anos do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, participaram de uma atividade educacional inovadora, na qual simularam uma Assembleia Constituinte. A ação foi desenvolvida de forma interdisciplinar, envolvendo os Componentes Curriculares de Geografia, História e Ensino Religioso, com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a construção da Constituição Federal de 1988 (CF/88) e a importância das garantias dos direitos civis, com destaque para a liberdade religiosa, um dos direitos fundamentais assegurados pela Carta Magna.

Durante a atividade, os educandos foram divididos em grupos representando diferentes segmentos da sociedade, como representantes de religiões, movimentos sociais e entidades de defesa dos direitos humanos. Cada grupo teve a missão de discutir e propor artigos sobre a garantia da liberdade religiosa, refletindo sobre o contexto histórico do processo constituinte que resultou na CF/88.

A simulação proporcionou um ambiente dinâmico e interativo, no qual puderam debater e compreender os desafios enfrentados pelos constituintes de 1988 na luta pela inclusão de direitos fundamentais na Constituição. Além disso, a atividade incentivou a reflexão sobre como esses direitos, como a liberdade religiosa, continuam a impactar a sociedade brasileira.

Ao final, os educandos compartilharam suas propostas e discutiram a importância de preservar esses direitos na sociedade contemporânea, destacando o papel da Constituição como um pilar da democracia e da convivência pacífica entre diferentes crenças e culturas.

Organizada de forma interdisciplinar pelos educadores de Geografia, História e Ensino Religioso, a atividade teve como objetivo aproximar os educandos de temas políticos, históricos e sociais relevantes, promovendo a reflexão crítica sobre a história e o papel da Constituição na proteção das liberdades fundamentais. Essa integração entre os Componentes Curriculares permitiu uma abordagem mais abrangente e enriquecedora do tema, estimulando a participação ativa dos educandos no processo de construção do conhecimento.

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Matéria por Rafael Machado, Alexsandro Silva e David Trevizan - Educadores