Empreendedorismo e cidadania em foco
Educação

Dando continuidade aos projetos voltados ao empreendedorismo e à educação financeira, desenvolvidos no Componente Curricular Projeto de Vida, os educandos das 1ªs e 3ªs séries participaram de duas palestras especiais, realizadas no Salão Nobre do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação.
A primeira palestra foi conduzida por Amanda Christina Ribeiro, educanda e jovem empreendedora, fundadora da empresa Docinhos e Mimos e autora do projeto Empreender Cooperando, premiado em duas feiras de Ciências. Com apenas 17 anos, Amanda compartilhou sua inspiradora trajetória, que teve início aos sete anos de idade, relatando seus interesses, desafios, parcerias e propósitos para o futuro. Durante sua fala, destacou a importância da cooperação no universo do empreendedorismo e envolveu os colegas em uma dinâmica participativa. Em suas palavras: “Empreender vai muito além de vender. Com a parceria, podemos ir longe. O empreendedorismo não cria apenas um CNPJ, mas soluções para problemas até mesmo do nosso cotidiano.”
Na sequência, os educandos acompanharam a palestra do auditor fiscal Leudemir Dias dos Santos, assistente do Delegado da Receita Federal de Curitiba e representante da Delegacia no programa de Cidadania Fiscal. Leudemir também coordena os projetos Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) e Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal. Em sua exposição, abordou, de forma clara e didática, o funcionamento da arrecadação tributária, os impostos declarados pelos contribuintes e os destinos desses recursos, especialmente os voltados a projetos que beneficiam populações em situação de vulnerabilidade. Enfatizou ainda a importância da cidadania fiscal como pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, consciente e equitativa, ressaltando sua contribuição para a redução das desigualdades sociais e o fortalecimento do desenvolvimento econômico.
O momento foi enriquecido com a participação ativa dos educandos, que realizaram perguntas e demonstraram interesse em compreender seu papel como cidadãos conscientes, fortalecendo, assim, a formação de valores voltados à responsabilidade social e à participação efetiva na sociedade.