Geometria em Ação: educandos do 5º ano 4 vivenciam a Matemática de forma prática e divertida!
Educação

Os educandos do 5º ano 4 do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, participaram de uma sequência de aulas empolgantes e cheias de descobertas sobre polígonos e ângulos. As atividades foram pensadas para desenvolver habilidades importantes, como reconhecer, nomear, comparar e desenhar polígonos, além de medir e identificar diferentes tipos de ângulos com o uso do transferidor.
Durante as aulas, os educandos utilizaram materiais de desenho, esquadro, régua, transferidor e tecnologias digitais como geogebra para ilustrar manualmente e digitalmente diversos tipos de polígonos. Exploraram conceitos como vértices, lados e ângulos, reconhecendo na prática o que aprenderam na teoria.
Uma das experiências mais envolventes foi a exploração de ângulos nos espaços da própria Unidade Educacional. Os educandos circularam pelo ambiente com seus materiais em mãos, identificando ângulos agudos, retos e obtusos em portas, janelas, lousas e até nos pisos. Tudo isso com o apoio do transferidor, que permitiu a medição precisa dos ângulos encontrados.
Também foi utilizado o geoplano, um recurso lúdico e visual que ajudou os grupos a construírem diferentes figuras geométricas e compreenderem melhor a formação dos ângulos. Os educandos ainda criaram cartazes explicativos, registrando os aprendizados com criatividade e cooperação.
Muitos relataram o quanto foi prazeroso aprender de forma prática, colocando o corpo em movimento, observando com atenção os espaços ao redor e utilizando ferramentas para desenhar, investigar e compreender os conceitos geométricos. A proposta de unir teoria e prática deu mais significado ao conteúdo, tornando a Matemática mais próxima da realidade e despertando o interesse genuíno dos educandos.
Foram aulas ricas em experiências, nas quais os educandos participaram com entusiasmo, desenvolveram habilidades matemáticas de forma concreta e se divertiram enquanto aprendiam.