Vivência com acadêmicas de Medicina - manutenção da saúde

Vivência com acadêmicas de Medicina - manutenção da saúde

Educação

03 de Setembro de 2024

Os educandos do 2º ano 1 e 3º ano 2 do Colégio Social Madre Clélia, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de um momento especial que faz parte do Projeto "Ações para Melhorar o Mundo". A iniciativa contou com a colaboração das acadêmicas de Medicina da Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), que organizaram diversas atividades educativas em formato de rotação por estações, abordando temas fundamentais para a saúde e o bem-estar. 

A primeira estação foi dedicada ao estudo de “Fungos e Bactérias”, onde os educandos tiveram a oportunidade de explorar imagens de bactérias, fungos e vírus, além de participar de experiências interativas como iniciar o processo de observação de pão mofando e testar a experiência do glitter repelido pelo sabão, demonstrando a importância da higienização. 

Na segunda estação, o tema central foi “Higiene”. Os educandos aprenderam sobre os efeitos negativos da falta de higiene por meio de imagens impactantes e também participaram de uma atividade lúdica que os ensinou a escovar os dentes corretamente ao som de uma música. Além disso, uma dinâmica com tinta e lavagem das mãos reforçou a importância de uma higienização adequada. 

A terceira estação trouxe a temática de “Hábitos Saudáveis”, onde os educandos brincaram com mímicas de maneira divertida e engajante, reforçando conceitos importantes de hábitos que auxiliam e atrapalham a manutenção da saúde. 

Por fim, o momento foi encerrado com uma reflexão coletiva sobre o que foi absorvido ao longo das atividades, culminando na construção de um cartaz, representando visualmente os conhecimentos adquiridos. 

Essas atividades, que integram o Projeto "Ações para Melhorar o Mundo", não apenas proporcionaram um aprendizado significativo para os educandos, mas também reforçaram a importância de hábitos saudáveis e da higiene pessoal no dia a dia, preparando-os para serem agentes de mudança nas comunidades em que estão inseridos. 

Galeria


Matéria por Cristiane Matoski - SOP / Maria Cristina Carvalho e Wangelis Cordeiro - Educadoras