Mostra de Trabalhos da Educação Infantil destaca processos, descobertas e experiências sensoriais na Escola de Educação Básica São Domingos
Educação

No dia 21 de novembro, sexta-feira, às 17h, a Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, realizou a Mostra Cultural de Projetos da Educação Infantil, reunindo educandos do Infantil III ao 2º ano em um ambiente de encanto, investigação e experiências sensíveis. A atividade integrou o Projeto “Janelas da Infância”, que inspira a criação de mundos de possibilidades, aprendizagens e expressões próprias da primeira infância.
Sob coordenação pedagógica da educadora Jucélia Amaral, a mostra valorizou o percurso de aprendizagem das crianças, evidenciando como cada experiência, tentativa, descoberta e reinterpretação fazem parte de uma jornada contínua. Em vez de destacar apenas os produtos finais, a atividade evidenciou o processo investigativo vivido pelos educandos ao longo do ano letivo, reforçando a curiosidade, a autonomia intelectual e a evolução das ideias.
Durante a mostra, as famílias e educadores puderam circular pelos espaços preparados especialmente para favorecer interações sensíveis e significativas. A proposta dialogou diretamente com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no eixo da “estesia”, promovendo experiências que envolvem percepção, emoção, imaginação, sensibilidade e corpo, integrando arte, movimento e exploração criativa.
Segundo a coordenadora Jucélia, a atividade reafirma princípios das pedagogias participativas. “A mostra valoriza o processo de investigação e pesquisa das crianças. Ao compartilhar suas descobertas com a Comunidade Educacional, elas fortalecem autoestima, confiança e ampliam habilidades de comunicação e argumentação. Também favorece a troca de conhecimentos e o diálogo entre todos os envolvidos, ampliando a vivência coletiva do aprendizado”, destacou.
Os diferentes ambientes das Salas de Referência foram organizados com foco em estética e sensibilidade, permitindo que as crianças apresentassem experimentos, produções artísticas, painéis de investigação, releituras visuais e registros do percurso realizado. Cada projeto refletiu a própria visão da infância como protagonista do aprender, capaz de observar, levantar hipóteses, experimentar e construir sentidos sobre o mundo.













