Semana da Infância e Cultura de Paz celebra a alegria e as descobertas
Educação

Entre os dias 6 e 10 de outubro, a Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, viveu dias de celebração e encantamento com a Semana da Infância e Cultura de Paz. A programação foi pensada pelos Serviços de Orientação Educacional (SOE) e Pedagógica (SOP) para oferecer momentos de alegria, criatividade e convivência, unindo arte, cuidado, cultura, família e natureza em uma experiência coletiva marcada pela ludicidade e pelo amor à vida.
Brincar, criar e cuidar
O início da semana trouxe o “Dia do Adereço Divertido”, quando as famílias foram convidadas a confeccionar chapéus, tiaras e bonés com materiais recicláveis, explorando o eixo Arte e a proposta de que “arte é brincar com cores, formas e imaginação”.
Já na “Tarde Divertida”, o Pátio se transformou em um espaço de riso e movimento com brinquedos infláveis e cama elástica, celebrando o eixo Cuidado, “Cuidar também é encantar". Na terça-feira, o encantamento tomou conta da Unidade Educacional com a “Tarde de Mágicas”, conduzida por Maurício, o Mágico, dentro do eixo Cultura. Na quarta, as turmas compartilharam um momento especial no “Dia do Lanche Partilhado”, com piqueniques e mensagens escritas pelas famílias com o tema “Memórias que cabem no coração”, reforçando o eixo Família. O encerramento, na quinta-feira, trouxe o eixo Natureza, com a “Contação de História e Mural da Vida”, um momento de escuta, partilha e criação de um mural coletivo feito com elementos naturais, simbolizando o cuidado com a vida e o planeta.
Para os educandos, a semana foi um convite para redescobrir o prazer de brincar. Sofia Claudino da Costa, 10 anos, do 5º ano 2, contou que “a Semana da Criança faz a gente lembrar de brincar e se divertir. Às vezes, a gente fica muito no celular e esquece de ser criança. Eu gostei muito do “brinquedão”, os brinquedos infláveis, me diverti demais!”. Já Matheus Câmara de Carvalho, 11 anos, também do 5º ano 2, destacou o espetáculo de mágica: “Foi muito diferente do que eu já tinha visto. Achei importante a Escola fazer uma atividade assim, com brincadeiras, porque a gente sai da sala, interage com os amigos e se movimenta. É uma atividade física também".
Educar com afeto e escuta
A educadora do Serviço de Orientação Educacional, Fernanda Lacerda, destacou o sentido profundo da iniciativa. “O Dia das Crianças é mais do que uma data no calendário, é uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a escuta, o cuidado e o respeito à criança como sujeito de direitos, pensamentos e emoções”, explica.
Ela reforça que, na Escola de Educação Básica São Domingos, “celebramos a infância com arte, ludicidade e momentos criativos que priorizam aquilo que realmente importa: o bem-estar emocional, o vínculo e o espaço para a criança ser quem ela é”.
Fernanda também lembra que o olhar atento da Unidade Educacional não se limita a uma semana de celebrações. “Nossa escuta acontece no cotidiano, nos detalhes, nos silêncios, nas perguntas e nas descobertas. É por meio do afeto, da brincadeira e do respeito às necessidades individuais que ajudamos a construir memórias seguras e afetivas, fundamentais para o desenvolvimento pleno e saudável".
Entre brincadeiras, arte e gestos de cuidado, a Comunidade Educacional celebrou o dom da vida e a beleza da infância, um tempo de encantamento, simplicidade e esperança, que inspira a seguir construindo, dia a dia, uma cultura de paz.