Turma da Amizade explora o fundo do mar e as belezas da Guarita em Vivência de Campo investigativa
Educação

No dia 11 de junho de 2026, a Turma da Amizade, do Infantil V da Escola de Educação Básica São Domingos, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, realizou uma significativa Vivência de Campo ao Parque Estadual José Lutzenberger, conhecido como Parque da Guarita, em Torres/RS.
A visita foi a culminância de uma pesquisa desenvolvida pelas crianças a partir de um tema que surgiu espontaneamente de seus interesses, o fundo do mar. Ao longo das últimas semanas, as crianças mergulharam em um percurso investigativo repleto de descobertas, observações e aprendizagens. Na Sala de Referência, construíram coletivamente um aquário, pesquisaram diferentes espécies de peixes e animais marinhos, realizaram produções artísticas, registraram conhecimentos por meio da escrita espontânea e participaram de diversas experiências que ampliaram sua compreensão sobre a vida marinha.
O projeto dialogou com o material didático da turma, que aborda o tema “Pesquisadores e Inventores”. Durante as investigações, as crianças conheceram a história de José Lutzenberger, importante ambientalista brasileiro que nutria profundo carinho pelas belezas naturais do Parque da Guarita. A partir dessa conexão, surgiu o desejo de visitar o local, relacionando as pesquisas sobre o fundo do mar com a preservação da natureza e o patrimônio ambiental de nossa cidade.
Durante a Vivência de Campo, as crianças observaram atentamente a paisagem costeira, as formações rochosas, a vegetação nativa e o oceano que tanto inspirou suas investigações. Entre perguntas, hipóteses e descobertas, puderam relacionar os conhecimentos construídos na Sala de Referência com as observações realizadas no ambiente natural.
A experiência proporcionou momentos de encantamento, aprendizagem e pertencimento, fortalecendo a curiosidade, o protagonismo infantil e os laços de amizade que dão nome à turma. Mais do que um passeio, a visita representou a concretização de um projeto construído coletivamente, no qual as crianças foram protagonistas de suas próprias descobertas.
Ao retornarem para a Unidade Educacional, as crianças trouxeram consigo novas perguntas, memórias afetivas e a certeza de que pesquisar é uma forma de conhecer, cuidar e se encantar com o mundo que nos cerca.