Do voo das abelhinhas ao trabalho dos apicultores

Educação

30 de Setembro de 2026
Do voo das abelhinhas ao trabalho dos apicultores
No dia 25 de setembro, as crianças do Infantil IV.2 da Escola Social Clélia Merloni, Unidade Educacional do SAGRADO – Rede de Educação, participaram de uma vivência lúdica, no Jardim da Unidade, que as levou a conhecer, de forma divertida e significativa, um pouco mais sobre o universo das abelhas e o trabalho dos apicultores. Para a experiência, o Jardim foi preparado especialmente para recebê-las, com lindas flores de papel de várias cores, transformando o espaço em um cenário encantador. Vestidas de abelhinhas, as crianças estavam prontas para viver essa aventura.
Durante a brincadeira, elas voaram pelo jardim preparado especialmente para elas, passando entre as flores coloridas e representando o trabalho das abelhas na busca pelo néctar e pelo pólen. Após a coleta, levaram o que haviam encontrado até uma caixa preparada pela educadora, representando a caixa dos apicultores.
Nesse momento, as pequenas abelhinhas mudaram de função e passaram a assumir o papel de apicultores. Como pequenos profissionais, realizaram a coleta do “mel” utilizando seringas, simulando o processo de retirada do mel e enchendo os recipientes. Depois da colheita, a experiência continuou com a venda do mel, permitindo que as crianças também representassem essa etapa do trabalho dos apicultores.
A vivência proporcionou momentos de imaginação, movimento, interação e aprendizagem, permitindo que as crianças compreendessem, por meio do brincar e da experimentação, diferentes etapas relacionadas ao universo das abelhas e ao trabalho dos apicultores. Entre flores coloridas, voos, coleta, colheita e venda do mel, as crianças foram protagonistas de uma experiência cheia de descobertas e encantamento.

Galeria


Matéria por Fernanda Franciele - Educadora