Apresentações de seminários marcam etapa final dos Itinerários Formativos no Colégio Coração de Jesus
Educação
O Colégio Coração de Jesus, Unidade Educacional do SAGRADO - Rede de Educação, vivenciou as apresentações dos trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre pelos educandos das 1ªs e 2ªs séries, no âmbito dos Itinerários Formativos. As atividades seguiram uma abordagem interdisciplinar, conectando pesquisa, teoria e prática para ampliar a compreensão dos temas abordados.
No eixo Cinema e Linguagem Audiovisual, os educandos analisaram obras cinematográficas sob perspectivas narrativas, históricas, culturais e econômicas. Além da análise crítica, produziram curtas-metragens em diferentes formatos, com recortes históricos e geográficos, demonstrando domínio da linguagem audiovisual e dos processos envolvidos nas produções.
Em Geopolítica e Relações Internacionais, os educandos elaboraram e apresentaram Documentos de Posição Oficial, representando diferentes países em debates sobre questões relacionadas ao Oriente Médio. Durante as apresentações, analisaram contextos econômicos, dependência energética, impactos globais e possíveis soluções, utilizando recursos multimídia e desenvolvendo a linguagem diplomática e a construção de argumentos consistentes.
Já em Arqueologia, os grupos confeccionaram Maquetes detalhadas de diferentes regiões do Brasil, representando a estratigrafia do solo, vestígios arqueológicos e paleontológicos, além dos métodos de investigação utilizados na área. As apresentações contemplaram explicações sobre a formação geológica, a relevância científica dos achados, os processos de catalogação e conceitos relacionados à museologia.
Por fim, no eixo Investigação Criminal Forense, os educandos analisaram casos fictícios inspirados em situações contemporâneas, avaliando provas, laudos, depoimentos e demais elementos que compõem um conjunto probatório. Como culminância da proposta, participaram de um Júri Simulado, no qual assumiram diferentes funções do sistema judiciário e utilizaram a linguagem jurídica adequada para a simulação de um processo de julgamento, colocando em prática os conhecimentos desenvolvidos ao longo do semestre.
Para ampliar a imersão nas temáticas estudadas, parte dos educandos participou das apresentações caracterizada de acordo com os contextos abordados em cada itinerário, assumindo papéis relacionados às propostas desenvolvidas. A escolha integrou a metodologia das atividades e contribuiu para tornar as exposições mais autênticas e significativas, favorecendo a apropriação dos conteúdos, a expressão oral e o envolvimento com os diferentes cenários de estudo.
A Direção e os educadores avaliaram positivamente os resultados alcançados, ressaltando o empenho, a organização e a capacidade de argumentação demonstrados pelos educandos ao longo do semestre. As propostas desenvolvidas nos Itinerários Formativos fortaleceram competências como pensamento crítico, autonomia, expressão oral e trabalho coletivo, evidenciando o potencial da abordagem interdisciplinar na formação integral dos educandos.